Os veículos autônomos estão entre as tecnologias mais comentadas em 2016. Desde que Tesla, Google e Uber colocaram esses veículos no mapa de tendências para consumidores tenho sonhado com o dia em que poderei ter um. Infelizmente para mim, e para a indústria automotiva, esse dia pode não chegar tão cedo.
O repórter da Wire, Andy Greenberg, realizou uma experiência pilotando um veículo Jeep Cherokee sequestrado. Com a ajuda de dois pesquisadores baseados em St. Louis, que foram os “sequestradores”, Andy dirigia o carro, enquanto os sequestradores hackeavam o sistema computadorizado do veículo. O que começou como o sequestro do ar condicionado e da música, terminou com o acelerador desabilitado e um motorista sem controle.
O experimento mostrou o quão fácil pode ser para um profissional experiente hackear um carro, e chamou a atenção de consumidores e autoridades. No ano passado, a Administração Nacional de Segurança de Transporte Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, divulgou normas afirmando que a segurança cibernética deve ser prioridade dos fabricantes. O grande problema é que os hackers sempre encontrarão uma forma de contornar as mais recentes barreiras de segurança.
O que é crítico no novo mundo de dispositivos constantemente conectados, particularmente os veículos autônomos, é que precisamos adotar uma visão holística da segurança cibernética que vá além de uma criptografia mais complexa.
A vulnerabilidade dos dispositivos conectados
Presumindo que os problemas de segurança cibernética possam ser resolvidos ao longo dos próximos anos, os veículos autônomos se tornarão um dos maiores colaboradores para a Internet das Coisas (IoT). Da mesma forma que outros dispositivos IoT, como telefones móveis e rastreadores de atividades físicas vestíveis, os veículos autônomos também gerarão dados a partir dos consumidores que influenciarão a maneira com a qual as empresas, governos e outros formadores de políticas operam. Mas como a maioria dos dispositivos conectados à IoT, as infraestruturas de software e os dados gerados pelos veículos autônomos também se tornarão mais expostos aos riscos.
Um levantamento recente feito pela resseguradora Munich Re, apontou que 55% dos gerentes de riscos corporativos entrevistados apontaram a segurança cibernética como a principal preocupação para os veículos autônomos. E 64% das empresas disseram se sentir totalmente despreparadas para atender a segurança cibernética.
Os fabricantes investiram bilhões de dólares no desenvolvimento de veículos autônomos, mas se não conseguirem manter os carros e seus motoristas seguros, eu nunca terei um desses veículos na minha garagem. Ao mesmo tempo em que a NHTSA pode não ter todas as respostas para as ameaças de segurança cibernética, os fabricantes de veículos podem olhar sob o capô de seus próprios veículos para encontrar uma potencial solução.
Reimaginando o GPS
Os dispositivos na era IoT geram uma grande quantidade de dados, incluindo dados baseados em localização. Esses dispositivos – que hoje pode ser o seu smartphone, mas no futuro poderá ser o seu carro – podem, com a anuência do consumidor, capturar informações de localização que podem incluir tanto seus movimentos, quanto o que você está fazendo em cada ponto da sua jornada.
Os veículos autônomos poderão capturar e utilizar dados baseados em localização, que podem ser analisados para identificar comportamentos como o movimento, a velocidade, o tempo médio de viagem e até a proximidade com outros objetos, como outros veículos e lojas. Esses dados baseados em localização oferecem a consumidores e empresas o potencial de revelar muitas informações. Os varejistas já estão aproveitando os dados gerados pelos carros para informar as suas ofertas, e o setor público está usando os dados para projetos de melhorias e planejamento do transporte de cargas e pessoas.
Os consumidores também estão se beneficiando desses dados hoje mesmo, evitando engarrafamentos, ou reduzirem seus valores de seguro pelo bom comportamento de condução. Mas o benefício mais notável dos dados baseados em localização é que eles também podem ser usados para descobrir anormalidades em comportamentos, que podem ser usadas para detectar e limitar as ações tomadas pelos hackers.
Por exemplo, quando aparecer um símbolo de perigo no seu painel, os dados que o seu carro gera estão dizendo ao sistema que existe um problema – talvez a pressão do pneu esteja baixa, você precise trocar o óleo ou uma porta não foi completamente fechada. O seu veículo sabe como deveria operar e se os dados sugerirem que ele não está funcionando como deveria, você é alertado imediatamente pela luz de perigo.
Teoricamente, o mesmo tipo de infraestrutura de alerta em tempo real pode ajudar a resolver ameaças de segurança cibernética e roubos mais tradicionais, que poderia levar a ofertas novas ou ampliadas pelas organizações de monitoramento de veículos. Se os motoristas permitirem que essas organizações ou oficiais de segurança monitorem a localização de seus veículos e tenham uma visão completa dos comportamentos típicos do motorista, os oficiais podem ser alertados imediatamente sobre qualquer ação diferente das expectativas – e até desligar o veículo em uma situação de emergência.
Ou seja, se um veículo estiver com uma velocidade não compatível com a via ou avançando sinais vermelho, os funcionários podem desligar o sistema computadorizado para impedir um hacker em potencial e restaurar o veículo para um estado seguro de condução.
Ao aproveitar as infraestruturas existentes, os fabricantes de veículos podem potencialmente melhorar um pouco sua infraestrutura baseada em localização e os diagnósticos internos – ao mesmo tempo em que resolvem potencialmente os problemas de segurança cibernética e roubo do veículo.
O futuro dos veículos sem motoristas
Ninguém tem a resposta para resolver essa crise com potencial de múltiplos bilhões de dólares que os fabricantes de veículos estão enfrentando, mas eu acredito que uma resposta pode ser encontrada ao aproveitar a infraestrutura baseada em localização existente. Vivemos em um mundo onde a tecnologia está evoluindo rapidamente, e a maioria das empresas não possui o tempo ou o dinheiro para reinventar a roda toda vez que algo novo surgir no mercado.
Os fabricantes de veículos já possuem a infraestrutura instalada para coletar e usar dados baseados em localização, e eles têm conseguido capitalizar essas capacidades com indústrias que se beneficiem dos mesmos dados. Mas o mesmo poderia ser aplicado para a segurança de seus clientes.
Soluções e conclusões geradas a partir dados baseados em localização passaram para além de algo desejável para algo necessário para manter os motoristas seguros quando eles estiverem dentro de um veículo autônomo.
* Clarence Hempfield é vice-presidente de Inteligência de Localização da Pitney Bowes