Conectividade do programa Goiás de Fibra contará com infraestrutura própria de Segurança

Projeto envolve a instalação de mais de 10 mil quilômetros de fibra óptica e contará com a tecnologia de segurança cibernética da Fortinet para proteger todo o tráfego de dados da rede estadual, que conectará 125 municípios e mais de 2 mil pontos públicos

Compartilhar:

Fortinet fornecerá toda a infraestrutura de segurança digital para o programa Goiás de Fibra, um dos maiores projetos estaduais de conectividade em andamento no Brasil. A iniciativa, contratada pelo Governo do Estado de Goiás e liderada pela integradora SONDA do Brasil, líder regional em transformação digital, visa levar internet de alta velocidade aos 125 municípios goianos, conectando digitalmente escolas, hospitais, delegacias, unidades de saúde, praças públicas e demais pontos de interesse social e governamental.

 

Com previsão de início pelas regiões Norte e Nordeste do estado, áreas com menor índice de inclusão digital, o programa deve conectar mais de 2 mil pontos de serviços públicos com a construção de aproximadamente 10 mil quilômetros de fibra óptica, impactando diretamente uma população estimada em 5 milhões de pessoas.

 

“Esse projeto é um marco para a transformação digital do setor público no Brasil, que tem avançado nos últimos anos. Estamos empenhados em assegurar que toda essa rede opere com resiliência, inteligência e alta proteção, garantindo a integridade dos dados governamentais e o bom funcionamento dos serviços essenciais para a população de Goiás”, afirma Luiz Barbosa, diretor de Vendas Governo da Fortinet Brasil.

Capacidade contemplará mais de 5 milhões

A segurança da rede implantada pela SONDA será viabilizada por meio da adoção de soluções Fortinet em dois data centers, que serão construídos também pela integradora. Esses data centers, geograficamente separados, atuarão como centros primordiais de processamento e proteção. 

 

As soluções da Fortinet serão responsáveis por proteger todo o tráfego de dados que circulará entre os pontos públicos e os data centers. Para isso, será disponibilizado um conjunto robusto de soluções que incluem firewalls (FortiGate) de última geração com capacidade superior a 1,8 terabits por segundo – ou seja, protegem redes de grande porte evitando gargalos, mesmo sob picos de tráfego muito altos ou grandes ataques; defesa contra ataques de negação de serviço (DDoS); proteção para aplicações web; proteção contra ameaças avançadas (FortiSandbox e FortiMail) com o uso de inteligência artificial; e soluções para visibilidade centralizada, análise e gerenciamento da segurança da rede, utilizando, por exemplo, o FortiAnalyzer e o FortiManager.

 

“O projeto Goiás de Fibra é ambicioso não apenas em escala, mas ao nível de exigência técnica e alto desempenho. A Fortinet fornecerá soluções capazes de proteger o tráfego de dados de toda a rede óptica do estado com inteligência, gestão centralizada e visibilidade em tempo real. Isso significa um salto significativo na adoção de cibersegurança no setor público do país”, comenta Alexandre Bonatti, vice-presidente de Engenharia da Fortinet Brasil.


Parceria estratégica para um novo futuro digital em Goiás

O vice-presidente corporativo do Grupo SONDA, Rivaldo Ferreira, afirma que esse projeto vai além da conectividade. “Trata-se de uma transformação digital inclusiva, com impacto direto na vida de milhões de brasileiros. Estamos orgulhosos por poder liderar essa iniciativa ao lado de parceiros estratégicos como a Fortinet, garantindo uma implementação sólida, segura e escalável”, destaca Ferreira. 

 

A parceria entre a Fortinet e a integradora SONDA reforça a importância da colaboração entre empresas líderes em suas áreas para viabilizar uma transformação digital segura e eficiente no setor público. Além disso, o projeto é um exemplo de como o investimento em conectividade pode gerar impacto direto na qualidade de vida da população, garantindo acesso à internet em locais como escolas, praças públicas, hospitais e centros de segurança.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

BRB reforça Segurança digital com autenticação e prevenção à fraude

Tempo de abertura de conta passou de 2 horas para 15 minutos., com aumento de 10% nas taxas de aprovação
Security Report | Overview

Ausência de legislação agrava crise da Cibersegurança no Brasil, alerta ASSESPRO

Sem marco legal, país expõe empresas e cidadãos a ataques digitais cada vez mais sofisticados com uso de inteligência artificial
Security Report | Overview

Trabalho híbrido deve demandar novas estratégias de acesso, indica análise

A Check Point Software observa que muitas infraestruturas de VPN, atualmente, já operam em média com 85% da capacidade, especialmente...
Security Report | Overview

Holambra Agroindustrial aumenta precisão da Segurança por meio de parceria

Uso de firewalls as a service SonicWall e da solução de proteção de endpoints SonicWall Capture Client facilitou padronização da...