Segundo matéria publicada pela Veja, o C6 Bank teria sido vítima de um esquema fraudulento que desviou R$ 23 milhões da instituição. A fraude foi realizada por 5 mil clientes através de um produto chamado CDB Crédito. Procurada pela redação da Security Report, a assessoria do C6 Bank informou que “o banco não vai comentar (sobre o caso)”.
Esta modalidade é feita por meio de um cartão de crédito em que o usuário ganha como limite o valor do que aplica em um CDB do banco digital, até o limite de 10 mil reais. Diante disso, a pessoa usa o limite do crédito e, ao mesmo tempo, o banco bloqueia parte do que foi aplicado no CDB até o pagamento da fatura.
Porém, tudo indica que esses 5 mil clientes do C6 Bank descobriram uma brecha em que podiam usar o valor total do limite e resgatar o valor do CDB, sem dar tempo ao banco de fazer o bloqueio. Ainda segundo informações, a Polícia Civil de São Paulo está investigando o possível caso de fraude.
Os golpes se concentram na comunidade da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o que fez os investigadores a desconfiar de uma possível organização criminosa. Também não é descartado a possibilidade de que as pessoas possam ter ficado sabendo da brecha pelo boca a boca e foram fraudando o sistema, já que os desvios foram feitos por contas correntes existentes e de celulares únicos.
O que chamou a atenção da Polícia foi o fato de as pessoas terem feito os desvios de seus celulares em pontos físicos específicos das comunidades. O caso está em andamento e o C6 Bank tenta bloquear a conta dos correntistas na Justiça enquanto cobra o valor pois, ao desviar o dinheiro, o correntista fica em dívida com o banco.
*Com informações da Veja