A BRASPRESS publicou novas informações a respeito das operações de recuperação do ataque cibernético que sofreram ainda no início dessa semana. De acordo com novo comunicado, publicado nesta quinta-feira (11), parte das atividades usuais de entrega estão sendo retomadas gradualmente, e novas recuperações devem ser realizadas até a próxima sexta-feira.
A BRASPRESS confirmou nos primeiros dias da semana que foi vítima de um incidente cibernético que causou o comprometimento dos sistemas operacionais da companhia. O incidente, fruto da ação de um ransomware, também obrigou a retirada do portal oficial do ar, que expõe um comunicado com mais informações sobre o caso.
A nota atualizada foi publicada no próprio site oficial da companhia, que havia sido derrubado devido ao ataque, mas agora segue em pleno funcionamento. Ainda segundo a mensagem, as operações devem seguir retornando gradualmente, devido ao árduo trabalho dos times de Security e TI da companhia.
“Ontem, já conseguimos liberar algumas viagens e, hoje, no decorrer do dia, liberaremos gradualmente as coletas com emissão de conhecimento em 51 filiais e centros de distribuição. Amanhã, 6ª feira, devemos avançar mais”, continuou o comunicado.
A BRASPRESS informa também que essa recuperação dependeu de um intenso trabalho de verificação nos ambientes recuperados de backups, como forma de garantir que nenhum foco de invasão tenha permanecido nos sistemas reservas. Com isso, o ambiente digital segue sendo higienizado. A empresa segue atuando para recolocar todos os sistemas em ordem.
“Nosso time está atuando fortemente e estamos também com uma robusta assessoria de Cibersegurança. Agradecemos a enorme cadeia de solidariedade que se formou. O bem vencendo o mal: isto nos fortalecerá”, conclui a mensagem.
O Diretor Presidente da BRASPRESS, Urubatan Helou, também voltou a se pronunciar nas redes sociais, agradecendo o apoio da comunidade de clientes e parceiros da companhia. Na visão dele, são esperados avanços significativos nos processos de resposta dos próximos dias, o que permitirá que a companhia retome 100% de suas atividades.
“Após longos 2 dias e de um trabalho intenso nosso time de T.I, estamos gradualmente recuperando nossos sistemas. As luzes estão voltando a se acender, e esperamos firmemente avanços significativos dia a dia, o que nos permitirá estarmos 100% operosos brevemente. O mal não vence o bem”, disse o executivo ao republicar a nota da empresa no LinkedIn.
A Security Report publica, na íntegra, comunicado exposto pela BRASPRESS:
“Depois de um severo ataque em nossos sistemas e um árduo trabalho de nosso time de TI, estamos voltando gradualmente às nossas operações.
Ontem, já conseguimos liberar algumas viagens e, hoje, no decorrer do dia, liberaremos gradualmente as coletas com emissão de conhecimentos em 51 filiais e centros de distribuição. Amanhã, 6ª feira, devemos avançar mais.
Fizemos um trabalho muito forte no sentido de verificar que nenhum foco de infecção tenha sobrevivido, e, assim, higienizamos todo o processo.
Nosso time está atuando fortemente e estamos também com uma robusta assessoria de Cibersegurança.
Agradecemos a enorme cadeia de solidariedade que se formou. O bem vencendo o mal”.