Brasil é um dos principais alvos de fraude eletrônica

Segundo especialistas, alguns cuidados podem deixar as compras online de fim de ano mais tranquilas e seguras aos usuários

Compartilhar:

Levantamento recente da Appgate aponta o Brasil como um dos principais alvos de ataques virtuais na América Latina, sendo o phishing identificado em metade das ameaças monitoradas na região. O relatório acende um alerta para o consumidor brasileiro neste período de festas, já que o país é também um dos líderes latinoamericanos na intenção de compras online para o fim do ano, conforme pesquisa da Sensormatic Solutions.

 

Apesar do cenário de risco, é possível fazer compras via e-commerce com segurança, desde que o consumidor siga os procedimentos adequados. “A pandemia potencializou as compras em meio digital nos últimos dois anos, e como estamos em um período de maior consumo, os cuidados devem ser redobrados, tanto pelos varejistas quanto pelos consumidores, já que o risco de fraude também aumenta”, alerta Marcos Tabajara, diretor de vendas da Appgate no Brasil.

 

De acordo com os especialistas da empresa, alguns cuidados podem deixar as compras online de fim de ano mais tranquilas e seguras.

 

1) Monitore suas transações 

 

Tenha o hábito de verificar cuidadosamente e com frequência o extrato de suas operações online em busca de gastos não autorizados. Se houver algum débito indevido, notifique imediatamente seu banco ou empresa de cartão de crédito para denunciar o incidente.

 

2) Mantenha as atualizações em dia

 

Certifique-se de que seu sistema operacional, navegador e software de segurança estejam atualizados em seu computador e/ou dispositivo móvel. Muitos ataques se aproveitam de  vulnerabilidades presentes em versões anteriores, que provavelmente foram reparados na versão mais recente.

 

3) Tenha atenção aos endereços de sites

 

Ao acessar um link, leia atentamente o nome do domínio ou endereço na parte superior do navegador, além de verificar as informações do site clicando no ícone de cadeado. Tenha cuidado com pequenas mudanças no nome, principalmente se for um site estrangeiro (por exemplo, “Allibaba” em vez de “Alibaba”). Faça compras somente em sites reconhecidos que possuam os sistemas de pagamento usuais, especialmente quando se trata de aplicativos.

 

4) Cuidado também com os boletos

 

Muitos consumidores têm receio de usar o cartão de crédito em compras online e acabam optando pelo boleto. Porém, é preciso ter cuidado também com essa modalidade. Verifique, por exemplo, o valor, os dados do beneficiário e os três primeiros números do código de barras, que correspondem ao código do banco (os códigos das instituições podem ser consultados no site da Febraban).

 

5) Desconfie sempre

 

Não abra e-mails suspeitos com ofertas, mesmo que tenham sido enviados por pessoas que você conheça, pois eles podem redirecioná-lo para sites fraudulentos. Desconfie de quem pratica preços muito abaixo do mercado e pesquise a reputação do site.

 

6) Use apenas dispositivos seguros

 

Não faça compras online em computadores de uso público ou compartilhados. Use apenas seus próprios dispositivos e redes. Em ambientes públicos, suas comunicações e transações têm mais chances de serem rastreadas.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Ecossistema global de ransomware mira ataques no setor de Saúde no Brasil

Cibercriminosos miram vítimas vulneráveis: hackers chantageiam hospitais, negociam dados de pacientes e encontram parceiros por meio de anúncios na darknet
Security Report | Overview

Investigação aponta uso de apps falsos para fraudar compras físicas

Aplicativos mobile são usados por golpistas para simular uma transferência PIX para iludir o caixa e sair com as compras...
Security Report | Overview

Novo framework busca apoiar estratégias de prevenção de perda de dados

O framework inspirado no NIST, fornecido pela Proofpoint e por parceiros certificados, aproveita a experiência inigualável em projetar e operar...
Security Report | Overview

Brasil tem segunda maior maturidade cibernética das Américas, diz relatório

UIT aponta evolução do País na construção de capacidades em cibersegurança