A Trend Micro publicou o relatório “Fast Facts”, que analisa o panorama mundial das ameaças cibernéticas durante o mês de maio. O estudo mostra que o Brasil é o terceiro país no mundo com mais ameaças disseminadas por e-mail, com um total de mais de 140 milhões (142.606.339) de ameaças bloqueadas pela companhia.
O país que encabeça o ranking de ameaças por e-mail são os Estados Unidos, com mais de 900 milhões (913.135.758) de ameaças detectadas pela Trend Micro só no mês de maio. Na segunda colocação está a China, com mais de meio milhão de ameaças no período (508.273.249).
“O e-mail é uma das formas mais frequentes de ataque cibernético. Com o uso da engenharia social, fica relativamente fácil para os atacantes enganar os usuários, fazendo-os clicar em anexos ou links maliciosos” afirma Franzvitor Fiorim, Diretor Técnico da Trend Micro no Brasil. “É importante se certificar de que o remetente do e-mail é autêntico e clicar apenas em links e anexos que você tem certeza que são legítimos.”
O relatório Trend Micro é divulgado pelo TrendLabs com atualizações mensais sobre o cenário de ameaças. Além dos sensores da SPN, os dados coletados também vieram de pesquisadores da Trend Micro, da equipe do Zero Day Initiative (ZDI), da equipe de Threat Hunting, da equipe de Serviço Móvel de Reputação de Aplicativos (MARS) e da Smart Home Network (SHN).