O Congresso security Leaders Nacional iniciou seus trabalhos hoje (26), a partir da apresentação de Keynote Speaker. Neste ano, o convidado do dia foi Dan Woods, investigador reformado de Cibercrimes em autoridades norte-americanas. Na visão dele, a preocupação sobre o uso de bots precisa alcançar toda a Cibersegurança, dado o tamanho do impacto que campanhas bem-organizadas podem impactar.
Desde influenciar eleições gerais em diversos países até impactar o desempenho de um site oficial, atividades direcionadas com robôs automatizados podem comprometer diversos usos saudáveis da rede, guiando decisões dos usuários de forma sutil e paulatina. Detectar e combater os agentes de ameaça responsáveis por essas ações deve ser uma das prioridades críticas do CISO atualmente.
“Em relação as redes sociais, por exemplo, decidi fazer uma experiência: criei uma conta fake no Twitter para testar essa necessidade em manter seguidores. A partir de contas fakes na rede social é possível simular uma adesão social muito maior do que a realidade, através da compra de bots simulando verdadeiros usuários. Isso passa a dar para ao usuário energizado um poder de alcance muito maior nesse espaço de discussão” afirmou Woods.
O Head de Inteligência ainda alerta sobre a facilidade com que essas ameaças podem se desenvolver e se espalhar pelo Ciberespaço. Woods comenta nem mesmo ser necessário construir grandes estruturas tecnológicas para mover ações com bots. “Basta ter um notebook dentro do próprio quarto para começar a gerar muito dinheiro ilícito com essas campanhas”, explica. O Security Leaders Nacional Seguirá com a sua programação amanhã, dia 27, com uma sequência de novos Keynotes, casos de uso, painéis de debate e trilhas temáticas. A agenda do próximo dia pode ser acessada nesse link.