Boom da IA nas empresas amplia riscos do uso não supervisionado

Levantamento da Netskope indica que, apesar de uma mudança contínua em direção à habilitação segura de aplicações genAI SaaS, como o ChatGPT e o Copilot, o crescimento da Shadow AI continua a agravar os riscos potenciais de Segurança

Compartilhar:

O mais recente Estudo da Netskope revela um aumento de 50% no uso da plataforma genAI entre usuários finais corporativos no trimestre encerrado em maio de 2025. Apesar de uma mudança contínua em direção à habilitação segura de aplicações genAI SaaS, como o ChatGPT e o Copilot, que rodam na nuvem e são acessadas como serviço, e agentes de IA, o crescimento da Shadow AI (quando funcionários utilizam aplicações de IA não autorizadas pela equipe de segurança) continua a agravar os riscos potenciais de segurança. Inclusive, estima-se que mais da metade de toda a adoção de aplicações atualmente é Shadow AI.  

Os dados foram publicados no mais recente Relatório de Nuvem e Ameaças do Netskope Threat Labs. A pesquisa traz uma análise da migração contínua do uso corporativo para plataformas de genAI, sejam elas em nuvem ou on-premises, em meio ao crescente interesse em desenvolver aplicações de IA e agentes autônomos. Um cenário que cria desafios de segurança cibernética que merece a atenção dos líderes.

Conforme avança a popularidade dessas plataformas, aumentam os riscos de segurança aos dados corporativos que tornam ainda mais importante a prevenção contra perda de dados (DLP) e o monitoramento e conscientização contínuos. O tráfego de redes vinculado ao uso de plataforma genAI também aumentou 73% em relação ao trimestre anterior. Em maio, 41% das organizações já estavam usando pelo menos uma plataforma genAI. Aproximadamente 29% utilizam o Microsoft Azure OpenAI, seguido por Amazon Bedrock (22%) e Google Vertex AI (7,2%).

 

A Netskope monitora atualmente mais de 1.550 aplicações SaaS de genAI — um salto expressivo frente às 317 registradas em fevereiro, refletindo a velocidade com que novas ferramentas estão sendo lançadas e adotadas. Em média, cada organização já utiliza cerca de 15 dessas aplicações, ante 13 no trimestre anterior. O volume de dados enviados mensalmente para essas plataformas também cresceu, passando de 7,7 GB para 8,2 GB. 

 

“O rápido crescimento da Shadow IA coloca sobre as empresas a responsabilidade de identificar quem cria novas aplicações e agentes de IA por meio de plataformas genAI e onde as constroem e implementam”, diz Ray Canzanese, diretor do Netskope Threat Labs. “As equipes de segurança não querem prejudicar o desejo de inovação de seus colegas de empresa, mas o uso da IA só tende a aumentar. Para proteger a inovação, as empresas precisam reformular seus controles de aplicações de IA e aprimorar as políticas de DLP para incorporar elementos de treinamento do usuário em tempo real”, completa.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Roubo de credenciais dispara 160%, afirma pesquisa

Pesquisadores detectam 14 mil credenciais corporativas vazadas em um único mês e alertam para a necessidade de resposta rápida e...
Security Report | Overview

80% das empresas brasileiras sofreram tentativa de ciberataque nos últimos 12 meses

Pesquisa revela aumento de tentativas de ciberataques com foco para golpes com IA, uso de deepfakes e desafios com a...
Security Report | Overview

Tribunal Federal dos EUA alega ter sido alvo de ciberataque

Judiciário dos EUA enfrenta ciberataque sofisticado que pode ter exposto dados judiciais sigilosos em vários estados, segundo a Reuteurs
Security Report | Overview

Brasil sofre aumento de ataques cibernéticos após tarifa imposta pelos EUA, revela análise

Relatório aponta alta de 30% em ataques cibernéticos e ofensivas digitais com origem nos Estados Unidos