A Visa, segue divulgando números a respeito da eficiência das suas ferramentas de cibersegurança. A companhia, que investiu US$ 11 bilhões em tecnologia de ponta de combate a fraudes nos últimos cinco anos, reforçou seus recursos avançados de IA e aprendizado automático para operar a todo vapor no final do ano, período bastante visado por fraudadores.
Os resultados foram expressivos, tanto no Brasil como globalmente. Em nosso país, a empresa alcançou um aumento de 270% no número de transações suspeitas de fraude bloqueadas durante o fim de semana da Black Friday, se comparado ao ano passado. Já mundialmente, a companhia bloqueou quase 85% mais fraudes suspeitas na Cyber Monday, também em comparação com o ano anterior.
A Cyber Monday é a segunda-feira após a Black Friday, onde as ofertas da data se estendem em muitos comércios, especialmente nos e-commerces. A Visa também revelou que durante o fim de semana entre Black Friday e Cyber Monday, as transações suspeitas de fraude aumentaram 200% em todo o mundo, devido em parte à adoção de IA por fraudadores.
“Os cibercriminosos estão aumentando o uso de IA e tecnologia de aprendizado, mas nós também estamos, assim sempre ficamos à frente deles”, disse Paul Fabara, diretor de Risco e Serviços ao Cliente da Visa. “Como vimos durante a Black Friday e a Cyber Monday, a Visa continua frustrando mais tentativas de fraude desses criminosos, seja no Brasil ou no mundo todo. Nossa atuação dá seguimento à nossa missão de ser a maneira mais segura de pagar e ser pago para todos, em todos os lugares.”
Como as promoções de fim de ano começaram mais cedo, a Visa viu as tentativas de fraude aumentarem antes mesmo da Black Friday e da Cyber Monday. A maioria dessas tentativas ocorreu em supermercados e mercearias, livrarias, lojas de produtos de segunda mão e lojas de cosméticos. Ferramentas como Visa Account Attack Intelligence Score, lançada no início deste ano, usam IA generativa para barrar fraudes antes que elas aconteçam — onde e como quer que a pessoa esteja comprando.
No mês passado, a Visa publicou o Holiday Threats Report, relatório anual de ameaças que destaca tendências de golpes que exigem a atenção dos consumidores durante o período de festas, e traz dicas de como comprar de forma segura. Embora a gigante de pagamentos digitais tenha bloqueado proativamente US$ 40 bilhões em transações suspeitas de fraude no ano passado, ela recomenda que os consumidores façam sua parte, ficando atentos e conhecendo potenciais ameaças.