Com atuação no mercado financeiro e uma equipe de 400 colaboradores, o Vanto Bank enfrentava desafios em sua infraestrutura de TI. Lacunas no controle de acessos, dependência de aplicativos sem visibilidade para comunicação interna e o risco crescente de exposição de dados sensíveis exigiam uma transformação profunda e imediata. Diante desse cenário, a companhia contou com a parceria da Teltec Solutions, para alcançar uma redução de 80% nos incidentes de segurança causados por falhas humanas, um aumento de 100% na visibilidade sobre acessos críticos e um ganho de 99% na satisfação interna com as ferramentas de comunicação.
De acordo com a empresa, foi feito o uso de soluções Microsoft 365, automações via Intune e políticas avançadas de acesso fortaleceram a segurança da empresa, acelerando a inovação com o uso da inteligência artificial. Segundo os executivos, havia a necessidade depor um parceiro estratégico que contemplasse sua operação nacional e estivesse fisicamente próximo levou o Vanto à Teltec Solutions.
Migração do sistema de TI
O processo de migração para o Microsoft 365, pacote que incluiu o Microsoft Teams, centralizando chats, videoconferências e arquivos em um ambiente mais seguro. A mudança foi conduzida de forma gradual, respeitando a cultura dos colaboradores, já que muitos ainda estavam habituados ao uso do WhatsApp para a comunicação empresarial.
Após a consolidação do Teams, a Teltec implementou soluções como o Azure Active Directory (Azure AD) para gerenciamento de identidades, o Microsoft Intune para controle e proteção de dispositivos, e o Windows Autopilot, que simplificou a configuração de todas as máquinas da empresa, automatizando processos e reduzindo o tempo de adaptação dos usuários.
“A adoção de tecnologias de ponta foi um passo fundamental para potencializar a cibersegurança, mas foi apenas uma parte da equação. A Teltec nos mostrou que, sem uma política robusta de conscientização e uma cultura interna que valorize a segurança da informação, os melhores sistemas podem se tornar vulneráveis. Foi fundamental que cada colaborador compreendesse seu papel nesse ecossistema, entendendo que essas mudanças não são apenas medidas de proteção, mas ferramentas que otimizam o trabalho, poupam tempo e elevam a eficiência de toda a organização”, afirmou Gustavo Valente, Coordenador de TI do Vanto Bank.