A Avast lançou uma versão Android do Avast Secure Browser para estender o suporte da plataforma para dispositivo móvel, indo além do Windows e Mac em desktop. A introdução de um navegador multiplataforma faz parte do foco contínuo da Avast em convergir serviços de segurança e de privacidade, para permitir uma experiência de navegação mais segura, privada e rápida em dispositivos e sistemas operacionais.
O Avast Secure Browser para Android foi desenvolvido após a Avast ter adquirido em 2019 o Tenta, um navegador privado apoiado pelos pioneiros em Blockchain da ConsenSys, que foi construído desde o início por engenheiros de privacidade e segurança cibernética focados em criptografia total. O destaque é a forte criptografia, incluindo AES-256, ChaCha 256-bit e os mais recentes protocolos criptográficos TLS/SSL para a camada de transporte de dados. Para garantir que as solicitações de DNS do usuário sejam mantidas privadas e seguras, o Avast Secure Browser para Android oferece suporte para múltiplas opções de DNS prontas para uso, como DNS sobre TLS, DNSSEC e suporte DNS descentralizado.
Os recursos adicionais de segurança e de privacidade integrados disponíveis no Avast Secure Browser para Android incluem:
1) Uma VPN extremamente rápida que criptografa todas as conexões de entrada e de saída para o local da VPN;
2) Um código PIN do usuário efêmero para acesso ao dispositivo, que nunca é armazenado em nenhum servidor nem no próprio dispositivo;
3) Tecnologias anti-rastreamento usadas para impedir que sites, anunciantes e outros serviços web rastreiem atividades online;
4) Integração com Adblock para melhorar o tempo de carregamento do site;
5) Um cofre de mídia criptografado.
No início de março, os pesquisadores do Laboratório de Ameaças da Avast descobriram que o crescente uso de dispositivos móveis em todo o mundo está alimentando o aumento de malwares relacionados com esses dispositivos. Atualmente, 131 aplicativos relacionados ao COVID-19 foram detectados como maliciosos através da plataforma apklab.io da Avast, à medida que os cibercriminosos buscam explorar a pandemia usando táticas de engenharia social. De acordo com estatísticas coletadas pelos pesquisadores da Avast, entre outubro e dezembro de 2019, o adware (software que seqüestra os dispositivos dos usuários para enviá-los por spam com anúncios maliciosos) foi responsável por 72% dos malwares móveis, com os 28% restantes das ameaças vinculadas com trojans bancários, aplicativos falsos, lockers e downloaders.
“Ainda existe uma percepção entre muitos consumidores de que as ameaças em dispositivos móveis na internet e baseadas em navegadores não existem”, comenta Curtiss. “Este não é o caso. O dispositivo móvel é uma plataforma lucrativa para os cibercriminosos, devido à sua maior participação de mercado versus os computadores e níveis mais altos de tráfego na internet. Nos últimos 12 meses, vimos o adware aumentar em 38% no Android”.
No final deste ano, a versão para dispositivo móvel do Avast Secure Browser será disponibilizada para iOS. O Avast Secure Browser atualmente é compatível com Windows 10, 8 e 7, Android e MacOS e está disponível para download em www.avast.com/pt-br/secure-browser