Autoridades policiais investigam invasão cibernética no Governo do Ceará

Em comunicado, órgão explicou que as equipes de Tecnologia da Informação seguem trabalhando para que o acesso aos sistemas de serviços à população esteja preservado

Compartilhar:

O Governo do Ceará informou que um ataque cibernético impactou os sites oficiais na manhã desta segunda-feira (12). Em nota, o órgão cearense comunicou que as autoridades policiais estão investigando a ação criminosa, além disso, as equipes de Tecnologia da Informação seguem trabalhando para que o acesso aos sistemas de serviços à população esteja preservado.

 

“O povo cearense lamenta a publicação de ameaças marcadas por xenofobia, racismo, ameaça de morte e violência política, que terão sua devida responsabilização legal”, diz o comunicado. Segundo apuração da Security Report, os cibercriminosos chegaram e postar algumas frases de apoio golpista, além da contestação aos votos de nordestinos direcionados ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Comunicado do Governo do CE

 

Em maio deste ano, o Governo de Goiás também foi vítima de um ataque cibernético em seu site. Em nota publicada na época, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o órgão informou que a invasão foi rapidamente identificada pelos técnicos e medidas e contenção foram aplicadas ao sistema.

 

Na época, os especialistas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), chegaram a realizar a reativação segura do site. Ainda na ocasião, STI informou que nenhum serviço de acesso ao cidadão foi afetado com a invasão cibernética.

 

Já o Governo do Estado da Bahia sofreu fortes impactos no início desse ano. Os criminosos responsáveis pela invasão chegaram a mudar o endereço dos portais, redirecionando o internauta para uma página com ataques e fake news contra o governador baiano Rui Costa. Ao todo, 20 portais do governo do estado foram afetados, como o da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

 

Esse incidente contra o órgão baiano não causou falha na estrutura interna dos sites, que permaneceram preservados. “Não houve acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível”, explicou nota divulgada na época do ocorrido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

De CISO para CISO: 8 pilares para mudar a Cibersegurança ainda em 2025

Na visão de Bruno Moraes, fundador do Cyber Horizon Group, o mercado brasileiro precisa virar a chave da Cibersegurança. Em...
Security Report | Destaques

Gerente do Banco da Amazônia é preso por facilitar fraude cibernética

O mandado foi executado em Santa Inês, no Maranhão, contra um suspeito de facilitar a fraude de R$ 107 milhões...
Security Report | Destaques

Operação conjunta prende dois novos envolvidos no incidente da C&M

A Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público de São Paulo, deflagraram a operação Magna Fraus em Goiás e no...
Security Report | Destaques

“A linguagem de risco consiste em dinheiro”, diz CEO da Qualys

Durante a abertura do Cyber Risk Conference Brazil, o CEO da Qualys, Sumedh Thakar, defendeu que traduzir o risco cibernético...