De acordo com as análises do Gartner, os menores custos e a melhor experiência do usuário e dos clientes (UX e CX, respectivamente) são os principais motivos que estão alimentando esse crescente interesse na autenticação biométrica móvel.
“Os líderes de gerenciamento de segurança e risco responsáveis pelo controle de identidades e acessos (IAM – de Identity Access Management, em inglês) e pela prevenção de fraudes continuam buscando abordagens que equilibrem confiabilidade, conformidade, custo total de propriedade e as questões de experiência aos usuários”, diz Ant Allan, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.
“A autenticação biométrica usa características biológicas ou comportamentais exclusivas de cada pessoa e oferece uma melhor experiência para clientes e colaboradores e mais segurança do que outros métodos comuns. Implementar isso por meio de aplicativos para smartphone fornece mais consistência para as demandas de UX e CX, e é tecnicamente mais simples usar esses aparelhos móveis do que suportá-los diretamente em diferentes dispositivos específicos para esse tipo de serviço”.
Organizações de médio e grande porte que buscam implementar a autenticação biométrica por meio de aplicativos de smartphone devem estar cientes de que as abordagens que podem ser prontamente suportadas em qualquer dispositivo estão vulneráveis a ataques de apresentação ou “spoofing”, em fraudes que usam fotos, vídeos, gravações de voz e assim por diante. Portanto, a detecção de ataques de apresentação ou “testes de vivacidade” é essencial.
Soluções de controle de identidades e acesso entregues como serviço atenderão à maioria das necessidades
O Gartner indica que, até 2022, 40% das organizações globais de médio e grande porte usarão recursos de controle de identidade e acesso fornecidos no modelo de software como serviço (SaaS) para atender à maior parte de suas necessidades – de 5% em 2018.
As soluções de controle de identidade e acesso fornecidas com SaaS são frequentemente implementadas para aprimorar as bases de software de gerenciamento de acesso. A facilidade de implementação e o rápido tempo de valorização das ofertas entregues no formato de SaaS se mostraram valiosas para as organizações que favorecem a adoção de software como serviço e não consideram o gerenciamento operacional da funcionalidade essencial para seus negócios.
“Com base nas interações com nossos clientes, a maioria das compras de sistemas de controle de identidade e acesso no modelo de software como serviço é para gerenciamento de acesso e funcionalidade de administração de identidade simples, como o de registro único. Essas ofertas oferecem excelente conectividade e incluem recursos sólidos de gerenciamento de acesso e de senhas. Os segmentos de B2B e B2C são os casos de uso mais estabelecidos com capacidades de gerenciamento de acesso amadurecido”, afirma Abhyuday Data, Analista Principal de Pesquisa do Gartner.
O movimento constante de aplicações para ambientes em Nuvem e arquiteturas móveis também está influenciando a adoção de soluções no formato de serviços. A combinação de ofertas funcionais que são simplesmente configuradas e arquiteturas móveis mais modernas está fazendo com que uma parte substancial do mercado adote sistemas de controle de identidade e acesso no modelo de software como serviço.
“As organizações que desejam usar soluções de controle de identidade e acesso móveis e entregues como serviço devem primeiro garantir que tenham estabelecido estruturas satisfatórias e bem suportadas de software de controle e identificação de acesso tradicionais. Essas companhias precisam considerar as ferramentas de controle de acesso e identidade entregues como SaaS quando as necessidades funcionais foram atendidas e os benefícios organizacionais foram alcançados”, explica o analista.