O infográfico Painel de Ataques Cibernéticos é um mapa permanente da Security Report tem atualizado de acordo com os vazamentos e incidentes que impactam as empresas brasileiras. Desde janeiro de 2021, o painel mostra a evolução dos principais ataques e vazamentos cibernéticos reportados pelo setor público e privado, tanto de empresas brasileiras ou atuantes no país, além dos desdobramentos dos casos.
A linha do tempo foi atualizada com os incidentes envolvendo a XP Investimentos, a Secretaria de Saúde de São Jerônimo, no Rio Grande do Sul, e a Associação Juliano Varela. Nesse primeiro caso, a organização de investimentos comunicou os clientes sobre um incidente de Segurança envolvendo uma base de dados mantida por um fornecedor externo. De acordo com o comunicado oficial da empresa enviado nesta tarde para a Security Report, houve um acesso não autorizado a essa base, porém, a XP reforçou que seus sistemas internos não foram acessados, e as contas e investimentos dos clientes permanecem seguros.
Já no caso da Secretaria de São Jerônimo, A Prefeitura Municipal local confirmou uma tentativa de ataque hacker por meio de nota pública. De acordo com a instituição, o serviço afetado foi o canal de chamada de ambulâncias pelo WhatApp da Secretaria de Saúde do município. Mas, conforme o comunicado oficial, o meio já está funcionando normalmente e os atendimentos foram retomados. “Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado e agradecemos a compreensão de todos os cidadãos”, reforça nota publicada pelo governo municipal.
Por fim, neste começo de maio, a Associação Juliano Varela, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi vítima de um ataque cibernético. A organização sem fins lucrativos registrou no ano passado o furto de aproximadamente R$ 60 mil após um grupo de cibercriminosos roubarem informações bancárias. Segundo comunicado da organização, os criminosos utilizaram dispositivos eletrônicos e informáticos para acessar dados da conta bancária da associação e roubar os recursos.
Por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS) da Polícia Civil mato-grossense, foi realizada a operação “Juliano Varela”, com o objetivo de cumprir mandados de busca, apreensão e prisão temporária dos criminosos envolvidos no incidente em municípios do Estado de São Paulo. A investigação das autoridades revelou que os envolvidos já possuíam um histórico de atuação em fraudes bancárias há mais de vinte anos. Segundo nota da polícia, nos últimos cinco anos, foram detectadas movimentações suspeitas ligadas ao grupo que passava de R$ 30 milhões.
O compromisso da publicação é acompanhar os principais incidentes cibernéticos notificados por fontes oficiais da empresa, com informações obtidas pelas áreas de Marketing, Comunicação, Jurídico ou qualquer outra que se pronuncie em nome da organização.
Temos uma Lei Geral de Proteção de Dados em vigor e as organizações precisam amadurecer os seus modelos e saber que reportar incidentes cibernéticos é uma obrigatoriedade. Dessa forma, nossa equipe estará atenta a toda e qualquer notificação, mas também estamos abertos a informações advindas de nossa comunidade e de todos aqueles que estejam dispostos a colaborar com a intenção de compartilhar informação e, com isso, contribuir para elevar o nível de maturidade da segurança cibernética no País.
O Painel de Incidentes Cibernéticos ficará permanentemente no ar, no portal Security Report. Ele foi uma sugestão de um dos CISOs que participa da nossa comunidade Security Leaders e, com certeza, será uma grande contribuição para todos os profissionais de SI.
Sendo assim, vamos mantê-lo aberto a colaboração de todos, com a possibilidade de enviarem informações úteis compartilhando conteúdos que democratizem cada vez mais esse conhecimento. Essa comunicação poderá ser feita por meio do e-mail: lmachado@conteudoeditorial.com.br