ATUALIZADO: Ciberataque ao X teria partido da Ucrânia, afirma Musk

O empresário e dono da mídia social se pronunciou novamente sobre a instabilidade sofrida pelo site em entrevista oferecida ao canal norte-americano Fox Business. À Agência Reuters, um representante da indústria de infraestrutura de internet afirmou que ainda não há informações para definir a origem exata do ataque

Compartilhar:

Depois da instabilidade sentida na rede social X no início dessa semana, o proprietário da plataforma, Elon Musk, voltou a trazer novas informações a respeito das causas do incidente. Em entrevista ao canal televisivo Fox Business, o executivo afirmou que os IPs envolvidos no incidente teriam sido rastreados na região da Ucrânia.

 

Diversos usuários do antigo Twitter pelo mundo relataram problemas para acessar a plataforma desde a manhã de segunda-feira (12). Naquele momento, Musk publicou um tweet na mesma rede, afirmando que a causa da instabilidade era um ciberataque massivo, possivelmente movido por um agente hostil coordenado ou um país estrangeiro.

 

Agora, durante a entrevista, o proprietário do X alerta que ainda não há certeza de diversos detalhes da ocorrência, porém, o incidente teria mirado em derrubar o ecossistema da organização gestora da plataforma, a X Corp. “Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas houve um ciberataque massivo para tentar derrubar os sistemas do X com endereços de IP originários da região da Ucrânia”, disse Musk.

 

Entretanto, segundo uma fonte ligada à indústria de infraestrutura de internet consultada pela Agência Reuters e sob condição de anonimato, ainda não é possível definir com certeza a origem exata do ataque. Por se tratar de um ataque de DDoS, boa parte do tráfico malicioso poderia ser rastreado até IPs localizados em diversos países além da Ucrânia, que representou uma parcela mínima desses acessos.

 

“De qualquer forma, os ataques de negação de serviço são notoriamente difíceis de serem rastreados até seus autores e os endereços IP envolvidos raramente fornecem alguma informação significativa sobre quem estava por trás deles”, acrescentou a fonte da Reuters.

 

A Security Report Reforçou seu contato com a X Corp em busca de um novo posicionamento da companhia acerca do incidente e da possível origem do ataque, mas até a publicação dessa nota, nenhum retorno foi oferecido. A nota será atualizada tão logo haja alguma resposta da organização.

 

*Com informações da Fox Business e Agência Reuters

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ArcelorMittal avança em segmentação segura de ambientes industriais

Na realidade da siderúrgica, proteger a conectividade dos sistemas OT e IoT é essencial para garantir valorização do negócio e...
Security Report | Destaques

Petrobras investiga exposição não autorizada de informações

Em nota enviada à Security Report, a gigante do setor petrolífero respondeu aos rumores de que dados confidenciais e críticos...
Security Report | Destaques

Cloudflare estabiliza sistemas de rede e descarta ação maliciosa

A companhia de tecnologia voltou a atualizar seu ambiente de status do tráfico de internet, informando que os seus serviços...
Security Report | Destaques

Microsoft Azure sofre ataque DDoS de tamanho recorde

Serviço de nuvem da Big Tech registrou uma tentativa de negação de serviço com mais de 15 Tbps e quase...