A Tempest alertou sobre o crescimento de golpes de phishing, especialmente em períodos de grande volume de compras online. Dados recentes revelam que em 2024, os golpes envolvendo phishing cresceram 45% em relação ao ano anterior, vitimando 1 em cada 4 brasileiros, totalizando 5 milhões de fraudes. Segundo a organização, o setor varejista, em particular, registrou um aumento de 56% nos incidentes de phishing, com perdas financeiras médias de US$3.48 milhões por vazamento em 2024.
Inteligência Artificial como nova ferramenta de ataque
De acordo com a pesquisa, a inteligência artificial generativa tem “turbinado” os golpes de phishing, permitindo a criação de e-mails mais convincentes e automatizados, tornando a detecção mais difícil. Além disso, ferramentas de IA estão sendo usadas para simular vozes e vídeos de pessoas reais, criando uma nova geração de ataques, como o vishing (phishing por voz). A empresa afirmou que casos recentes, como o de um homem em Xangai que perdeu o equivalente a R$ 155 mil ao se envolver com uma pessoa criada por IA, demonstram a gravidade e a complexidade dessas novas ameaças.
A Tempest recomenda uma série de medidas práticas para mitigar os riscos de ser vítima de phishing. Como verificar a autenticidade de e-mails e mensagens, não clicar em links suspeitos, manter softwares e dispositivos atualizados, desconfiar de de ofertas muito vantajosas e usar autenticação de dois fatores (2FA).