Ataques por ransomware cresceram 47% no primeiro trimestre de 2025

Crescimento ocorreu em comparação com o mesmo período em 2024, com foco crescente em setores críticos como educação, governo e telecomunicações, enquanto o Brasil se destaca entre os países mais visados da América Latina, apontam especialistas

Compartilhar:

O primeiro trimestre de 2025 registrou um forte aumento nos ataques cibernéticos em todo o mundo, com as empresas enfrentando ataques mais frequentes e mais sofisticados. De acordo com relatório da Check Point Research, o número médio de ciberataques por organização atingiu um aumento de 47% em comparação com o mesmo período de 2024. À medida que os cibercriminosos adaptam e evoluem suas táticas, setores como educação, governo e telecomunicações se tornaram os alvos mais frequentes desses ataques.

 

Ataques de ransomware

De acordo com o relatório, os ataques de ransomware continuam em escalada, com um aumento de 126% em comparação com o primeiro trimestre de 2024, totalizando 2.289 incidentes relatados. A América do Norte respondeu pela maioria dos ataques, representando 62% de todos os casos relatados, seguida da Europa, que respondeu por 21%.

 

O setor de bens e serviços de consumo foi o mais visado por ransomware, representando 13,2% dos ataques relatados globalmente. Os setores de serviços empresariais e de manufatura industrial vieram em seguida, respondendo por 9,8% e 9,1%, respectivamente. Grupos de ransomware, particularmente aqueles envolvidos em táticas de dupla extorsão, estão expandindo seu alcance e impacto em diversos setores ao redor do mundo.

 

Ataques cibernéticos globais 

O estudo mostrou um aumento no número médio de ataques por organização por semana, de 1.925. Embora nenhum setor de mercado esteja imune a ataques cibernéticos, o setor de educação foi o mais afetado no 1º trimestre de 2025, com uma média de 4.484 ataques por organização a cada semana, um aumento de 73% em relação ao ano anterior.

 

O Governo aparece em seguida com 2.678 ataques por organização por semana, um aumento de 51%; enquanto o setor de telecomunicações apresentou o maior crescimento percentual, com um salto de 94%, chegando a 2.664 ataques por organização semanalmente. Para os especialistas, a crescente dependência da infraestrutura digital nesses setores, aliada à sua natureza voltada ao público, torna esses setores críticos de infraestrutura alvos prioritários para cibercriminosos que buscam explorar vulnerabilidades.

 

Os pesquisadores da Check Point Software listaram as tendências de ataque mais documentadas por eles nos primeiros três meses de 2025. Em relação ao Brasil, o país registrou uma média de 2.667 ciberataques semanais por organização, representando um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2024; e, no ano passado, o Brasil registrou 38% de aumento nos ciberataques comparado ao primeiro trimestre de 2023.

 

 

Visão regional dos ciberataques

Ao examinar as regiões, a África apresentou o maior número médio de ataques cibernéticos por organização, com 3.286 ataques semanais, um aumento anual de 39%. A região APAC (Ásia-Pacífico) também registrou aumento significativo, com uma média de 2.934 ataques, um crescimento de 38%. No entanto, a América Latina foi a região com o crescimento mais extremo nos ataques cibernéticos, com um aumento impressionante de 108% ao ano, alcançando 2.640 ataques por organização por semana, aponta o relatório.

 

Medidas de prevenção 

Segundo os especialistas, as organizações devem priorizar o fortalecimento de suas posturas de segurança cibernética, incluindo a implementação de sistemas avançados de detecção de ameaças, o treinamento de funcionários sobre boas práticas de segurança cibernética e a garantia de capacidades rápidas de resposta a incidentes.

 

Além disso, as medidas de prevenção avançada de ameaças como adoção de arquitetura Zero Trust, backups regulares, planejamento de resposta a incidentes e segmentação de rede. Diante do aumento dos ataques cibernéticos, os líderes de segurança devem priorizar estratégias que permitam maior visibilidade e controle, adotando abordagens personalizadas para impedir os ataques antes que afetem seus negócios, e seus resultados financeiros. A segurança cibernética continua sendo uma batalha constante, e as empresas devem permanecer atentas para proteger seus ativos, reputações e a confiança de seus clientes.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Gartner: 85% dos CEOs consideram a SI fundamental para o crescimento dos negócios

Resultados da pesquisa ilustram que a cibersegurança se transformou em um fator essencial para o crescimento dos negócios
Security Report | Overview

Novo vírus é distribuído em vídeos no YouTube para roubar dados, aponta pesquisa

Pesquisadores identificam novo vírus, o Arcane Stealer, que se espalha por vídeos no YouTube e é capaz de roubar credenciais,...
Security Report | Overview

INSS alerta para circulação de links falsos para consulta a direito de segurados

Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, os usuários devem verificar diretamente pela...
Security Report | Overview

Vulnerabilidade no Google Cloud Platform pode expor dados sensíveis, diz estudo

A Tenable Research descobriu uma vulnerabilidade de escalada de privilégios no Google Cloud Platform; a exploração poderia permitir que atacantes...