Ataques DDoS podem ameaçar a Segurança Cibernética das eleições de 2024?

Em tempos de instabilidade política global, como a guerra na Ucrânia, os conflitos em Israel e as eleições nos EUA, há um aumento significativo no uso de ataques DDoS não apenas como meio de protesto, mas também para atrapalhar as próprias eleições.

Compartilhar:

À medida que o Brasil se aproxima das eleições municipais de 2024, a preocupação com a segurança cibernética aumenta. Os ataques DDoS representam séria ameaça à estabilidade e à segurança durante o período eleitoral. Ao interromper a comunicação e a transparência online, esses ataques dificultam a participação cívica de ser informada, prejudicam as plataformas de informação e a comunicação de partidos e candidatos.

 

Em tempos de instabilidade política global, como a guerra na Ucrânia, os conflitos em Israel e as eleições nos EUA, há um aumento significativo no uso de ataques DDoS não apenas como meio de protesto, mas também para atrapalhar as próprias eleições. No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Anatel e a Polícia Federal relataram que foram alvos de ataques, após decisão de retirada do ar da rede social X na última semana.

 

Até mesmo os grandes centros estão vulneráveis a ataques DDoS, que podem comprometer os serviços. Só porque as cidades não têm a mesma visibilidade que grandes entidades governamentais, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras, são alvos potenciais para hackers. Estes ataques podem não ter motivação financeira, mas o objetivo ainda pode ser derrubar serviços governamentais, websites/portais e partidos políticos no poder ou cargos públicos como forma de protesto.

 

Visibilidade e Mitigação

Geraldo Guazzelli, country-manager da NETSCOUT Brasil, observa que tecnologias avançadas podem garantir visibilidade total do tráfego na internet e na infraestrutura das organizações. Essa visibilidade permite não apenas a identificação de atividades suspeitas, mas também a criação de regras e soluções eficazes para mitigar ataques, sejam eles motivados por protesto ou com objetivos financeiros.

 

De acordo com Guazzelli, “Hoje, uma tecnologia de ponta, que oferece visibilidade completa e soluções de mitigação, é essencial para que entidades governamentais mantenham seus serviços seguros e operacionais, protegendo a experiência do usuário e a integridade dos processos eleitorais”. Guazzelli está à disposição para entrevistas e para compartilhar informações complementares.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Falhas de Cibersegurança dobram risco de vida de pacientes, alerta estudo

Com mais de 3.000 tentativas semanais de ataque por organização, setor de saúde no Brasil lidera ranking global de ciberataques...
Security Report | Overview

Aena reforça Cibersegurança de aeroportos com sistema de monitoramento digital

Projeto de cibersegurança implantado em parceria da Aena com a Service IT busca ampliar proteção em 17 terminais brasileiros
Security Report | Overview

Declaração do IR: Campanhas de phishing contra contribuintes miram data leak

Relatório reforça as dicas aos usuários para evitarem esses golpes cibernéticos e faz alerta às organizações, que poderão ser afetadas,...
Security Report | Overview

Excesso de alertas desafia resposta a incidentes de empresas latino-americanas, indica monitoramento

Pesquisa traz orientações para que as empresas latino-americanas diferenciem eventos de ciberataques e ajudem no combate a golpes avançados que...