O relatório anual Modern Bank Heists, produzido pela VMware Carbon Black, analisou alguns dos principais tipos de ataques que as instituições financeiras sofreram e ainda pontou um crescimento de ransomware, fraudes em transferências eletrônicas e island hopping durante a pandemia do COVID-19.
De acordo com os dados do relatório, desde o início de fevereiro até o final de abril de 2020, os ataques direcionados ao setor financeiro cresceram 238%. Os ataques de ransomware contra o setor financeiro aumentaram em nove vezes no mesmo período e 27% de todos os ataques cibernéticos de 2020, até agora, foram direcionados aos setores de saúde ou financeiro.
Outros destaques da pesquisa, com dados dos últimos 12 meses:
• 80% das instituições financeiras pesquisadas relataram um aumento de ataques cibernéticos nos últimos 12 meses – um crescimento de 13% em relação à 2019.
• 82% disseram que os cibercriminosos se tornaram mais sofisticados nos últimos 12 meses.
• 64% dos participantes relataram um aumento de 17% no número de tentativas de transferências eletrônicas fraudulentas nos últimos 12 meses, em relação à 2019.
• 33% das instituições financeiras disseram ter encontrado ao menos um ataque utilizando “island hopping” (em que cadeias de suprimentos e parceiros são obrigados a atingir a instituição financeira principal) nos últimos 12 meses.
• 25% disseram que, ao longo do ano passado, foram alvos de ataques que que tinham como principal foco destruir ou danificar seus dados.
• 20% das instituições financeiras tiveram seus sites invadidos e usados para atacar os usuários que acessam as plataformas durante o ano passado.