A Prefeitura Municipal de Alegre, no estado do Espírito Santo, comunicou que sofreu um ataque do tipo ransomware na última segunda-feira (06) em seus servidores. Ao tomar conhecimento da situação, o Núcleo De Tecnologia da Informação (NTI) executou medidas de isolamento para conter a ameaça.
Segundo comunicado divulgado, os estudos preliminares indicaram que grande parte dos dados foram afetados, impedindo o acesso por parte dos setores que fazem uso desses sistemas. Porém, o órgão afirmou que não há vazamento de dados até o momento.
“Todos os serviços da Prefeitura estão indisponíveis por tempo indeterminado. Foi aberto um B.U. (Boletim Unificado) para que as autoridades responsáveis tomam as medidas cabíveis”, diz comunicado. A Prefeitura Municipal segue trabalhando para solucionar o incidente.
Essa não é a primeira vez em que um uma Prefeitura é vítima desse tipo de incidente. Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Taboão da Serra (SP), também sofreu um ataque ransomware. Com o incidente, o servidor principal e o de backup foram comprometidos e as informações criptografadas.
Em nota divulgada na época, o órgão explicou que um vírus que sequestra a máquina do alvo e criptografa todo o conteúdo foi identificado na ação. Apesar do ocorrido, os serviços essenciais não foram afetados e os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde foram mantidos, bem como a vacinação contra a Covid-19 nos novos polos de atendimento em Taboão da Serra.