A Prefeitura da cidade de Paranhos (MS) informou, por meio de nota enviada à Security Report, de que foi alvo de um incidente cibernético nesta semana, impactando os sistemas de dados de recursos humanos, contabilidade e tributação da instituição municipal. A gestão executiva acrescenta, todavia, que as medidas de recuperação já estão sendo postas em prática.
A informação de que o município estaria enfrentando um ciberataque começou a circular a partir de publicações de notícias da região. Esses rumores também davam conta de que o hacker teria exigido R$ 12 mil para não expor dados sensíveis recolhidos durante a ocorrência.
A prefeitura não se posicionou em relação ao pedido de resgate. Entretanto, já foi aberto um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia local para investigar crimes de extorsão e invasão de dispositivo informático. Além disso, a expectativa é de que a normalização das atividades do governo ocorra em breve.
“A Prefeitura de Paranhos informa que já está em processo de recuperação dos sistemas afetados pelo incidente cibernético. Felizmente, os sistemas municipais possuem backups diários, o que garantiu a preservação integral do banco de dados, sem qualquer perda de informações. As equipes técnicas já estão trabalhando na restauração completa”, acrescenta.
Nos últimos meses, a Security Report apurou diversos incidentes cibernéticos contra prefeituras de todo o país, o que reforça a demanda por mais maturidade cibernética na esfera municipal brasileira. O caso mais recente se deu no começo dessa semana, quando a Prefeitura de Barra de São Francisco (ES) informou que o perfil da instituição hospedado no YouTube foi invadido por cibercriminosos. Devido ao incidente, a página publicou ontem diversos conteúdos sem a autorização do poder executivo municipal.
Além disso, no último mês de janeiro, a Prefeitura municipal de Munhoz de Mello (PR) abriu um boletim de ocorrência na Polícia Civil do estado devido à perda de R$ 298 mil da conta bancária da cidade em virtude de uma fraude digital. Já em 2024, foi a vez da Prefeitura de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a ser vítima de um incidente cibernético causado por um agente hostil
A Security Report divulga, na íntegra, nota enviada pela Prefeitura de Paranhos:
“A Prefeitura de Paranhos informa que já está em processo de recuperação dos sistemas afetados pelo incidente cibernético. Felizmente, os sistemas municipais possuem backups diários, o que garantiu a preservação integral do banco de dados, sem qualquer perda de informações.
Além disso, a administração municipal tomou todas as providências cabíveis, registrando um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia para investigar os crimes de extorsão e invasão de dispositivo informático. As equipes técnicas já estão trabalhando na restauração completa dos sistemas, e a expectativa é que a normalização ocorra em breve.”