Ataque cibernético impacta website do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Segundo o INPE, o incidente ficou na camada superficial de acesso dos usuários e explicou que o cibercriminoso teve acesso às mesmas informações que a entidade disponibiliza para qualquer pessoa

Compartilhar:

O website do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sofreu um ataque cibernético no último dia 20 de julho, resultando no acesso ao banco de dados de imagens que contém informações públicas. De acordo com o comunicado divulgado recentemente, o ataque ficou na camada superficial de acesso dos usuários e o hacker teve acesso às mesmas informações que o INPE disponibiliza para qualquer pessoa que queira acessar imagens de seu interesse.

Como medida de segurança prevista nos protocolos acordados com os demais órgãos governamentais, o site foi retirado temporariamente do ar para a realização de testes adicionais. O INPE afirmou que não há possibilidade de qualquer agente externo “assumir controle” dos satélites. “Os controles dos satélites do INPE fazem uso de um ambiente de comunicação e processamento totalmente independente da Internet”, diz o comunicado.

A entidade ainda pediu a compreensão de todos e reforçou que segue atualizando algumas funcionalidades do website. “Com relação aos catálogos antigos de imagens (CBERS-2 e 2B) a fim de melhor atender aos nossos usuários. Portanto, o website deverá ser disponibilizado em breve, com os serviços plenamente restabelecidos e renovados”, finaliza.

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

“Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais disponibiliza, sem custos, imagens dos satélites de sensoriamento remoto das séries CBERS e Amazonia, dentre outros, através do seu catálogo de imagens.

Esse website foi alvo de um ataque hacker no dia 20/07/2023 e foi obtido apenas acesso de leitura no banco de dados de imagens que contém dados públicos. O ataque ficou na camada superficial de acesso dos usuários e o hacker teve acesso às mesmas informações que o INPE disponibiliza para qualquer pessoa que queira acessar imagens de seu interesse. Apesar disso, como medida de segurança prevista nos protocolos acordados com os demais órgãos governamentais, o site foi retirado temporariamente do ar para a realização de testes adicionais.

Adicionalmente, informamos que não houve e não há possibilidade de qualquer agente externo “assumir controle” dos satélites do INPE, como foi erroneamente difundido por parte da mídia. Os controles dos satélites do INPE fazem uso de um ambiente de comunicação e processamento totalmente independente da Internet.

Finalmente, informamos que estamos aproveitando a oportunidade para atualizar algumas funcionalidades do website com relação aos catálogos antigos de imagens (CBERS-2 e 2B) a fim de melhor atender aos nossos usuários. Portanto, o website deverá ser disponibilizado em breve, com os serviços plenamente restabelecidos e renovados.

Contando com a compreensão de todos, agradecemos, atenciosamente,

A Direção.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

SESC MG aprimora estratégia de segurança cibernética

Em parceria com a Lumu Technologies, a instituição tinha como demanda melhorar as diretrizes de Cibersegurança, superando os desafios de...
Security Report | Destaques

Procon-SP abre investigação sobre vazamento de dados na Netshoes

Devido a um incidente cibernético contra seus sistemas internos, o e-commerce de artigos esportivos alertou o mercado na última quarta-feira...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético pode ter vazado dados na Netshoes, confirma empresa

Informação de que os dados de 38 milhões de usuários da plataforma de e-commerce tinham sido expostos na Dark Web,...
Security Report | Destaques

Hackers sugerem ajuda interna para vazamento na Walt Disney Company

Ocorrência se deu na última sexta-feira (12) e apenas chegou ao conhecimento público no começo dessa semana, após publicação do...