O Ministério Público do Amazonas (MPAM) comunicou na manhã desta terça-feira (10), que sofreu uma tentativa de invasão cibernética no Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Amazonas (DOMPE-AM). De acordo com informações divulgadas, o sistema eletrônico passou por manutenção e ficou indisponível nesta segunda-feira (09).
O incidente, segundo o órgão, foi detectado e prontamente tratada. “Por se tratar de um sistema isolado, asseguramos que não houve vazamento ou acesso a qualquer dado institucional”, explicou o comunicado.
Recentemente, na última semana de 2022, outro órgão foi atingido, trata-se da Prefeitura de Petrópolis. De acordo com informações divulgadas na ocasião, o governo municipal registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática.
Além disso, o Departamento de Tecnologia (Detec) da Prefeitura esclareceu que os dados acessados pelo cibercriminoso são de domínio público, já disponibilizados no portal da transparência, ainda segundo comunicado, nenhum dado sensível foi acessado no incidente.
Em 2022, a Security Report noticiou mais de 18 casos envolvendo os Governos de vários estados do Brasil, Prefeituras, Justiça Federal, Sefaz, Tribunais de Justiça, Câmaras Municipais e Tribunais de Contas. A relação completa está disponível no Painel de Incidentes.
A Security Report disponibiliza o comunicado do MPAM na íntegra:
“O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), informa que o sistema eletrônico do Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Amazonas (DOMPE-AM) passa por manutenção corretiva e, por esse motivo, ficou indisponível na data de 09/01/2023.
A manutenção se deu em razão da tentativa de invasão ao DOMPE, a qual foi celeremente detectada e prontamente tratada. Outrossim, por se tratar de um sistema isolado, asseguramos que não houve vazamento ou acesso a qualquer dado institucional.
Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação
Ministério Público do Estado do Amazonas”