Na última terça-feira (06), o InterContinental Hotels Group (IHG) comunicou ao mercado que parte dos sistemas de tecnologia foram afetados por conta de atividades não autorizadas, interrompendo os canais de reservas e outros aplicativos do IHG.
Segundo informações divulgadas, em resposta, a companhia notificou as autoridades reguladoras sobre o ocorrido e segue trabalhando em colaboração com os fornecedores de tecnologia, além disso, especialistas externos também foram contratados para investigar o incidente.
“O IHG está trabalhando para restaurar totalmente todos os sistemas o mais rápido possível e para avaliar a natureza, extensão e impacto do incidente. Daremos suporte aos proprietários e operadores de hotéis como parte de nossa resposta à interrupção contínua do serviço. Os hotéis do IHG ainda podem operar e receber reservas diretamente”, explica nota.
A companhia opera 6.028 hotéis em mais de 100 países, com algumas das marcas mais conhecidas da empresa, incluindo as redes Holiday Inn, Crowne Plaza e Regent.
Essa não é a primeira vez que setor de hotelaria é alvo dos cibercriminosos. Em 2020, a rede de hotéis Marriott detectou um grande vazamento de dados, expondo informações pessoais de 5,2 milhões de clientes. Em nota divulgada na época, a empresa comunicou que a exposição de dados sensíveis foi detectada no final de fevereiro daquele mesmo ano, mas que o incidente estava acontecendo desde meados de janeiro.
Nomes, e-mails, telefones, datas de nascimento, pedidos especiais e preferências de quarto foram expostos, assim como números de fidelidade da própria rede de hotéis e companhias aéreas parceiras. Informações sensíveis como números de cartões de pagamento ou documentos de identificação como passaporte não foram comprometidos.
A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:
“O InterContinental Hotels Group PLC (IHG ou a Empresa) informa que partes dos sistemas de tecnologia da Empresa foram sujeitas a atividades não autorizadas. Os canais de reservas e outros aplicativos do IHG foram significativamente interrompidos desde ontem, e isso está em andamento.
O IHG, em resposta, está notificando as autoridades reguladoras relevantes e está trabalhando em estreita colaboração com seus fornecedores de tecnologia. Especialistas externos também foram contratados para investigar o incidente.
O IHG está trabalhando para restaurar totalmente todos os sistemas o mais rápido possível e para avaliar a natureza, extensão e impacto do incidente. Daremos suporte aos proprietários e operadores de hotéis como parte de nossa resposta à interrupção contínua do serviço. Os hotéis do IHG ainda podem operar e receber reservas diretamente.
Uma atualização adicional será fornecida conforme e quando apropriado.
Para efeitos do Regulamento de Abuso de Mercado, a pessoa responsável por providenciar a divulgação deste anúncio é Nicolette Henfrey, EVP, General Counsel & Company Secretary.”