Ataque cibernético impacta serviços de reservas do InterContinental Hotels Group

Gigante hoteleira informou que sofreu acesso não autorizado nos sistemas de tecnologia, prejudicando os canais de reservas e outros aplicativos. Em nota, a companhia afirmou que notificou autoridades reguladoras sobre o ocorrido, além de ter contratado especialistas externos para investigar o incidente

Compartilhar:

Na última terça-feira (06), o InterContinental Hotels Group (IHG) comunicou ao mercado que parte dos sistemas de tecnologia foram afetados por conta de atividades não autorizadas, interrompendo os canais de reservas e outros aplicativos do IHG.

 

Segundo informações divulgadas, em resposta, a companhia notificou as autoridades reguladoras sobre o ocorrido e segue trabalhando em colaboração com os fornecedores de tecnologia, além disso, especialistas externos também foram contratados para investigar o incidente.

 

“O IHG está trabalhando para restaurar totalmente todos os sistemas o mais rápido possível e para avaliar a natureza, extensão e impacto do incidente. Daremos suporte aos proprietários e operadores de hotéis como parte de nossa resposta à interrupção contínua do serviço. Os hotéis do IHG ainda podem operar e receber reservas diretamente”, explica nota.

 

A companhia opera 6.028 hotéis em mais de 100 países, com algumas das marcas mais conhecidas da empresa, incluindo as redes Holiday Inn, Crowne Plaza e Regent.

 

Essa não é a primeira vez que setor de hotelaria é alvo dos cibercriminosos. Em 2020, a rede de hotéis Marriott detectou um grande vazamento de dados, expondo informações pessoais de 5,2 milhões de clientes. Em nota divulgada na época, a empresa comunicou que a exposição de dados sensíveis foi detectada no final de fevereiro daquele mesmo ano, mas que o incidente estava acontecendo desde meados de janeiro.

 

Nomes, e-mails, telefones, datas de nascimento, pedidos especiais e preferências de quarto foram expostos, assim como números de fidelidade da própria rede de hotéis e companhias aéreas parceiras. Informações sensíveis como números de cartões de pagamento ou documentos de identificação como passaporte não foram comprometidos.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

“O InterContinental Hotels Group PLC (IHG ou a Empresa) informa que partes dos sistemas de tecnologia da Empresa foram sujeitas a atividades não autorizadas. Os canais de reservas e outros aplicativos do IHG foram significativamente interrompidos desde ontem, e isso está em andamento.

 

O IHG, em resposta, está notificando as autoridades reguladoras relevantes e está trabalhando em estreita colaboração com seus fornecedores de tecnologia. Especialistas externos também foram contratados para investigar o incidente.

 

O IHG está trabalhando para restaurar totalmente todos os sistemas o mais rápido possível e para avaliar a natureza, extensão e impacto do incidente. Daremos suporte aos proprietários e operadores de hotéis como parte de nossa resposta à interrupção contínua do serviço. Os hotéis do IHG ainda podem operar e receber reservas diretamente.

 

Uma atualização adicional será fornecida conforme e quando apropriado.

 

Para efeitos do Regulamento de Abuso de Mercado, a pessoa responsável por providenciar a divulgação deste anúncio é Nicolette Henfrey, EVP, General Counsel & Company Secretary.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Por que a gestão de terceiros será prioridade para CISOs em 2026?

Relatório Global Cybersecurity Outlook 2026, do WEF, alerta para riscos e vulnerabilidades na cadeia de suprimentos e aponta melhores práticas...
Security Report | Destaques

Fraude cibernética supera ransomware como maior preocupação de líderes em 2026

De acordo com o novo relatório do World Economic Forum, 73% dos líderes afirmaram que eles ou alguém em sua...
Security Report | Destaques

Normativa do GSI eleva a régua da resiliência cibernética no Governo

Ao instituir novas diretrizes obrigatórias de gestão de continuidade e testes em crises cibernéticas, a IN nº 9/2026 é vista...
Security Report | Destaques

O desafio de manter a operação viva após uma crise cibernética

Durante o Security Leaders Nacional, CISOs defenderam que resiliência cibernética vai além da tecnologia e depende de preparo, liderança, comunicação...