Ataque cibernético impacta serviços de reservas do InterContinental Hotels Group

Gigante hoteleira informou que sofreu acesso não autorizado nos sistemas de tecnologia, prejudicando os canais de reservas e outros aplicativos. Em nota, a companhia afirmou que notificou autoridades reguladoras sobre o ocorrido, além de ter contratado especialistas externos para investigar o incidente

Compartilhar:

Na última terça-feira (06), o InterContinental Hotels Group (IHG) comunicou ao mercado que parte dos sistemas de tecnologia foram afetados por conta de atividades não autorizadas, interrompendo os canais de reservas e outros aplicativos do IHG.

 

Segundo informações divulgadas, em resposta, a companhia notificou as autoridades reguladoras sobre o ocorrido e segue trabalhando em colaboração com os fornecedores de tecnologia, além disso, especialistas externos também foram contratados para investigar o incidente.

 

“O IHG está trabalhando para restaurar totalmente todos os sistemas o mais rápido possível e para avaliar a natureza, extensão e impacto do incidente. Daremos suporte aos proprietários e operadores de hotéis como parte de nossa resposta à interrupção contínua do serviço. Os hotéis do IHG ainda podem operar e receber reservas diretamente”, explica nota.

 

A companhia opera 6.028 hotéis em mais de 100 países, com algumas das marcas mais conhecidas da empresa, incluindo as redes Holiday Inn, Crowne Plaza e Regent.

 

Essa não é a primeira vez que setor de hotelaria é alvo dos cibercriminosos. Em 2020, a rede de hotéis Marriott detectou um grande vazamento de dados, expondo informações pessoais de 5,2 milhões de clientes. Em nota divulgada na época, a empresa comunicou que a exposição de dados sensíveis foi detectada no final de fevereiro daquele mesmo ano, mas que o incidente estava acontecendo desde meados de janeiro.

 

Nomes, e-mails, telefones, datas de nascimento, pedidos especiais e preferências de quarto foram expostos, assim como números de fidelidade da própria rede de hotéis e companhias aéreas parceiras. Informações sensíveis como números de cartões de pagamento ou documentos de identificação como passaporte não foram comprometidos.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

“O InterContinental Hotels Group PLC (IHG ou a Empresa) informa que partes dos sistemas de tecnologia da Empresa foram sujeitas a atividades não autorizadas. Os canais de reservas e outros aplicativos do IHG foram significativamente interrompidos desde ontem, e isso está em andamento.

 

O IHG, em resposta, está notificando as autoridades reguladoras relevantes e está trabalhando em estreita colaboração com seus fornecedores de tecnologia. Especialistas externos também foram contratados para investigar o incidente.

 

O IHG está trabalhando para restaurar totalmente todos os sistemas o mais rápido possível e para avaliar a natureza, extensão e impacto do incidente. Daremos suporte aos proprietários e operadores de hotéis como parte de nossa resposta à interrupção contínua do serviço. Os hotéis do IHG ainda podem operar e receber reservas diretamente.

 

Uma atualização adicional será fornecida conforme e quando apropriado.

 

Para efeitos do Regulamento de Abuso de Mercado, a pessoa responsável por providenciar a divulgação deste anúncio é Nicolette Henfrey, EVP, General Counsel & Company Secretary.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...