A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) sofreu um ataque cibernético de grandes proporções na madrugada desta quarta-feira (13), afetando a rede de computadores. De acordo com comunicado divulgado, a equipe de Tecnologia da Informação trabalha na solução do problema, diante da gravidade, a Cassems registrou boletim de ocorrência e submeteu uma notícia crime à Delegacia Virtual (Devir).
“No requerimento, foram solicitados a abertura de inquérito policial para averiguar a autoria do crime cibernético, ouvir as testemunhas presentes durante o ataque e punir os criminosos que cometeram o crime de invasão de dispositivo de informática”, diz a nota.
Ainda segundo posicionamento, não foi constatado dano aos dados informáticos, mas houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado. O processo de restabelecimento nos serviços é uma prioridade da entidade. “Especialmente, nos serviços assistenciais, para que os beneficiários não sejam ainda mais prejudicados”, completa.
A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:
“Na madrugada desta quarta-feira (dia 13/09), a rede de computadores da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) sofreu um ataque de grandes proporções. Por toda a noite, a equipe de Tecnologia da Informação trabalhou continuamente para solucionar o problema. As medidas legais cabíveis estão sendo tomadas junto as autoridades, para que os responsáveis sejam identificados.
A Cassems registrou boletim de ocorrência e submeteu uma notícia crime à Delegacia Virtual (Devir). No requerimento, foram solicitados a abertura de inquérito policial para averiguar a autoria do crime cibernético, ouvir as testemunhas presentes durante o ataque e punir os criminosos que cometeram o crime de invasão de dispositivo de informática. A Cassems coloca à disposição das autoridades policiais todo o seu acervo informático para que sejam realizadas investigações.
Desde o ataque cibernético até o presente momento, não foi constatado dano aos dados informáticos, contudo, houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado.
O reestabelecimento da normalidade nos servidores é uma prioridade para a Cassems, especialmente, nos serviços assistenciais, para que os beneficiários não sejam ainda mais prejudicados. A Caixa dos Servidores aguarda as investigações das autoridades competentes.”