A ESMPU, Escola Superior do Ministério Público da União, comunicou que foi vítima de um ataque hacker em seus computadores na última quarta-feira (27), permitindo a criptografia de dados ao serem ligados.
A instituição ressaltou que por questão de segurança, todas as máquinas da Escola foram desligadas, bem como as saídas de rede, para evitar que houvesse propagação do vírus, deixando a Escola totalmente “offline”. Em nota divulgada no início da tarde de hoje (28), a ESMPU, afirmou que a restauração da infraestrutura de tecnologia da informação ainda não foi concluída.
Por questões de segurança, a Escola Superior do Ministério Público da União ainda permanece em “offline”. Além disso, todas as máquinas e as saídas de rede se encontram desligadas e os sistemas ou recursos de dados inacessíveis.
“À equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ ESMPU) somou-se uma força-tarefa composta por servidores da área de TI de outros ramos do MPU e por representantes das empresas prestadoras de serviços como firewall, backup e segurança da dados. Em um esforço conjunto, os profissionais estão buscando o restabelecimento dos serviços no menor tempo possível”, diz comunicado.
Por conta do ocorrido, a ESMPU adiou o curso “Planejamento Sucessório”, na modalidade EaD síncrona, que aconteceria hoje (28) através de uma plataforma de videoconferência, uma nova data será comunicada em breve aos participantes.
Essa não é a primeira vez que o setor de educação é alvo dos cibercriminosos. Em março desse ano, o site do Grupo Marista ficou indisponível após sofrer um ataque cibernético. O Grupo detém marcas como PUCPR, Colégios Maristas, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Cajuru e Centro Marista de Defesa da Infância.
A PUC PR e os Colégios Maristas, por exemplo, também foram afetados por conta do incidente de segurança. Alguns dias depois, o instituto afirmou que uma investigação profunda descartou qualquer evidência de acesso e exposição de dados.
A Security Report disponibiliza comunicado na íntegra:
“A Escola Superior do MPU informa o adiamento do curso “Planejamento Sucessório”, na modalidade EaD síncrona, que aconteceria nesta quinta-feira (28/4) em plataforma de videoconferência. Uma nova data será comunicada aos participantes.
A restauração da infraestrutura de tecnologia da informação, comprometida pelo ataque hacker ocorrido ontem (27/4), ainda não foi concluída. Por questões de segurança, a Escola permanece “offline”, com todas as máquinas e as saídas de rede desligadas e os sistemas e/ou recursos de dados inacessíveis.
À equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ ESMPU) somou-se uma força-tarefa composta por servidores da área de TI de outros ramos do MPU e por representantes das empresas prestadoras de serviços como firewall, backup e segurança da dados. Em um esforço conjunto, os profissionais estão buscando o restabelecimento dos serviços no menor tempo possível.”