Ciberataque impacta computadores da Escola Superior do Ministério Público da União

Em nota, instituição de ensino ressaltou que a restauração da infraestrutura de TI ainda não foi concluída. A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação em força-tarefa composta por servidores da área de outros ramos do MPU, segue trabalhando para o restabelecimento dos serviços

Compartilhar:

A ESMPU, Escola Superior do Ministério Público da União, comunicou que foi vítima de um ataque hacker em seus computadores na última quarta-feira (27), permitindo a criptografia de dados ao serem ligados.

 

A instituição ressaltou que por questão de segurança, todas as máquinas da Escola foram desligadas, bem como as saídas de rede, para evitar que houvesse propagação do vírus, deixando a Escola totalmente “offline”. Em nota divulgada no início da tarde de hoje (28), a ESMPU, afirmou que a restauração da infraestrutura de tecnologia da informação ainda não foi concluída.

 

Por questões de segurança, a Escola Superior do Ministério Público da União ainda permanece em “offline”. Além disso, todas as máquinas e as saídas de rede se encontram desligadas e os sistemas ou recursos de dados inacessíveis.

 

“À equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ ESMPU) somou-se uma força-tarefa composta por servidores da área de TI de outros ramos do MPU e por representantes das empresas prestadoras de serviços como firewall, backup e segurança da dados. Em um esforço conjunto, os profissionais estão buscando o restabelecimento dos serviços no menor tempo possível”, diz comunicado.

 

Por conta do ocorrido, a ESMPU adiou o curso “Planejamento Sucessório”, na modalidade EaD síncrona, que aconteceria hoje (28) através de uma plataforma de videoconferência, uma nova data será comunicada em breve aos participantes.

 

Essa não é a primeira vez que o setor de educação é alvo dos cibercriminosos. Em março desse ano, o site do Grupo Marista ficou indisponível após sofrer um ataque cibernético. O Grupo detém marcas como PUCPR, Colégios Maristas, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Cajuru e Centro Marista de Defesa da Infância.

 

A PUC PR e os Colégios Maristas, por exemplo, também foram afetados por conta do incidente de segurança. Alguns dias depois, o instituto afirmou que uma investigação profunda descartou qualquer evidência de acesso e exposição de dados.

 

Comunicado aos usuários sobre incidente – Reprodução

 

A Security Report disponibiliza comunicado na íntegra:

 

“A Escola Superior do MPU informa o adiamento do curso “Planejamento Sucessório”, na modalidade EaD síncrona, que aconteceria nesta quinta-feira (28/4) em plataforma de videoconferência. Uma nova data será comunicada aos participantes.

 

A restauração da infraestrutura de tecnologia da informação, comprometida pelo ataque hacker ocorrido ontem (27/4), ainda não foi concluída. Por questões de segurança, a Escola permanece “offline”, com todas as máquinas e as saídas de rede desligadas e os sistemas e/ou recursos de dados inacessíveis.

 

À equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ ESMPU) somou-se uma força-tarefa composta por servidores da área de TI de outros ramos do MPU e por representantes das empresas prestadoras de serviços como firewall, backup e segurança da dados. Em um esforço conjunto, os profissionais estão buscando o restabelecimento dos serviços no menor tempo possível.”

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Após 5 dias da ação do FBI, LockBit está de volta com novas estratégias de ciberataque

No sábado (24), o administrador do grupo anunciou retomada dos negócios ilícitos, reconhecendo que os sites foram bloqueados pelas polícias...
Security Report | Destaques

A queda do LockBit na visão dos CISOs

Ricardo Castro, da Clash, e Paulo Condutta, do Ouribank, acreditam que, apesar de ser importante o fato de autoridades internacionais...
Security Report | Destaques

CPFL Energia amplia estratégias de defesa cibernética em redes OT

Com apoio tecnológico da CISCO, a distribuidora de energia superou obstáculos e garantiu a implementação de 700 Subestações e Usinas...
Security Report | Destaques

Startup inglesa de SI escolhe o Brasil para expansão internacional

Os planos da Sitehop incluem um novo escritório em São Paulo, parcerias com canais de distribuição em todo o país,...