Ataque cibernético em maior banco chinês provoca efeito cascata no mercado

Incidente no Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) interrompeu alguns sistemas, supostamente atingindo a liquidez dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos. Em nota oficial, a ICBC Financial Services, com sede em Nova York, destacou que o ataque foi denunciado às autoridades, ressaltando ainda que segue investigando e tentando se recuperar

Compartilhar:

Uma unidade norte-americana do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) foi atingida por um ataque ransomware na última semana (08). O incidente interrompeu alguns sistemas do banco chinês, supostamente atingindo a liquidez dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, o que pode ter contribuído para uma breve liquidação do mercado na quinta-feira (9).



De acordo com fontes, o grupo que “sequestrou” os sistemas foi o mesmo que atacou no ano passado a Boeing, a ION Trading UK e o Royal Mail, do Reino Unido.



O ataque impediu que o ICBC FS liquidasse negociações do Tesouro em nome de outros participantes do mercado, segundo operadores e bancos, sendo que algumas negociações de ações também foram afetadas.



O incidente impossibilitou a compensação de uma parte das negociações com os títulos, depois que as entidades responsáveis pela liquidação das transações se desconectaram rapidamente dos sistemas atingidos. Isso forçou o ICBC a buscar uma solução alternativa para limitar os danos: enviar por meio de mensageiros as informações em um pen-drive.



Em comunicado, a ICBC Financial Services, com sede em Nova York, destacou que o ataque foi denunciado às autoridades. A empresa estava investigando o incidente e tentando se recuperar do ataque cibernético. “Conseguimos compensar com sucesso as negociações do Tesouro dos EUA executadas na quarta-feira, e [acordamos a recompra] de negociações financiadas na quinta-feira”, diz nota divulgada.



Ainda de acordo com o informativo, os sistemas da sede do ICBC em Pequim e de outras unidades nacionais e estrangeiras não foram afetados por este incidente, nem a filial do ICBC em Nova York.



O ICBC estatal é o maior dos “Quatro Grandes” bancos da China e o maior credor do mundo em ativos, de acordo com a S&P Global. Na sexta-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores da China disse que o banco estava prestando muita atenção ao incidente.



“O banco concluiu o tratamento e supervisão de emergências num esforço para minimizar o impacto dos riscos e as perdas”, afirmou o porta-voz do ministério, Wang Wenbin. O Financial Times e a Reuters citaram alguns participantes do mercado dizendo que as negociações realizadas através do ICBC foram interrompidas, o que afetou a liquidez do mercado.



*Com informações da CNN e O Globo


Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Tribunal de Justiça do Paraná confirma instabilidade repentina no portal oficial

Corte aponta sobrecarga de acessos como causa da falha, mas garante que serviços e segurança dos dados não foram comprometidos
Security Report | Destaques

Polícia Federal faz novas prisões de envolvidos no ciberataque ao Pix

As autoridades detiveram oito pessoas que teriam feito parte da organização criminosa responsável por ataques às provedoras Sinqia e C&M...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...