O Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF3 informou nesta tarde (30) que um ataque cibernético afetou os serviços prestados pelo Tribunal, mas ressaltou que não houve o comprometimento dos dados armazenados.
“As diligencias efetuadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação do órgão possibilitaram a identificação do tipo de ataque sofrido e a definição da estratégia a ser seguida na apuração dos fatos e na restauração progressiva da infraestrutura tecnológica do Tribunal”, diz comunicado. Até o momento não há uma previsão quanto ao restabelecimento dos serviços.
Os sites do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) também estão fora do ar após sofrer um ataque cibernético. Segundo informações divulgadas em sua conta oficial no Twitter, o órgão comentou que segue tomando as providências necessárias para que a interrupção e instabilidade no sistema sejam resolvidos, a fim de remediar danos e responsabilizar infratores envolvidos.
Essa não é a primeira vez que um órgão é vítima dos cibercriminosos. Em 2021, os Tribunais de Justiça do RS e AM, além do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região de Porto Alegre foram alvos de ataques cibernéticos e tiveram seus serviços impactados.