Apple diz que removerá serviços de VPN de App Store na China

Em janeiro, Pequim aprovou leis para proibir todas as VPNs não aprovadas por reguladores estatais; as aprovadas devem usar a infraestrutura de rede estatal

Compartilhar:

A Apple disse que está removendo serviços de redes virtuais particulares (VPN, na sigla em inglês) de sua loja de aplicativos na China, atraindo críticas de provedores de serviços VPN, que acusam a gigante norte-americana de tecnologia de se curvar à pressão dos reguladores cibernéticos de Pequim.

 

As VPNs permitem que usuários burlem o chamado “Grande Firewall” da China, que visa restringir acesso a sites estrangeiros.

 

Em janeiro, Pequim aprovou leis para proibir todas as VPNs não aprovadas por reguladores estatais. As VPNs aprovadas devem usar a infraestrutura de rede estatal.

 

Em comunicado enviado no domingo, uma porta-voz da Apple confirmou que a empresa irá remover os aplicativos que não seguem a lei de sua App Store na China, incluindo serviços que não sejam baseados no país.

 

Pequim fechou dezenas de provedores chineses e tem mirado serviços estrangeiros, conforme aposta no aperto do controle sobre a internet, especialmente antes do congresso do Partido Comunista em agosto.

 

*Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

ANPD divulga atualização da agenda regulatória para o biênio 2025/26

Documento confere maior transparência, previsibilidade e eficiência para o processo regulatório da Autoridade
Security Report | Overview

Supply Chain: Integração e monitoramento podem ajudar a proteger essa rede?

Security Report | Overview

Apenas 11% das empresas corrigem vulnerabilidades com eficiência, diz estudo

Como resultado, as organizações estão expostas por longos períodos, enquanto o tempo médio até a exploração por um invasor diminuiu...
Security Report | Overview

Previsões de ameaças para 2025: cibercrime pode se tornar mais sofisticado?

À medida que o crime cibernético evolui, a equipe do FortiGuard Labs previu várias tendências sem precedentes emergindo em 2025...