As apostas tecnológicas do mercado de segurança

Segundo Jonathan Medeiros, gerente de produto de Gestão de Acesso e Segurança da Senior, setor deverá focar em conectividade e integração, onde despontarão soluções em IoT, chatbots e reconhecimento facial, por exemplo

Compartilhar:

Conectividade e integração. Essas são as palavras que representam o atual cenário da segurança – seja patrimonial, pública ou digital. Tive a oportunidade de participar da ISC West deste ano, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e ver de perto as grandes novidades do mercado global da segurança. Lá, notei que algumas tendências que antes eram consideradas futuristas estão hoje se concretizando.

 

E isso se reflete também no mercado brasileiro. A busca incessante por evoluções tecnológicas que facilitem e simplifiquem os processos empresariais também ficou muito evidente na edição desse ano da ISC Brasil, onde tive oportunidade de conversar sobre o tema.

 

Algumas das tendências que estavam presentes nas soluções de diversos expositores se destacaram, e prometem dominar o mercado nos próximos anos:

 

IoT

 

Cada vez mais a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) abandona o campo do futuro e passa a ser tratada como realidade no nosso cotidiano. Projeções da IDC mostram que a IoT pode movimentar US$ 13 bilhões no Brasil até 2020, confirmando o impulso e investimento nessa tecnologia no país.

 

A IoT está literalmente mudando o mundo à nossa volta, permitindo que as empresas alcancem níveis de eficiência que antes não eram nem cogitados, e atingindo aspectos minuciosos do nosso cotidiano, como facilitar as tarefas domésticas.

 

No campo da segurança eletrônica, estamos caminhando cada vez mais para a automação dos ambientes, por exemplo. Os dispositivos estão conectados e interligados de várias maneiras, sendo que todo o sistema de segurança pode ser controlado pela internet, a partir de um dispositivo móvel.

 

Câmeras com acesso remoto pela internet, sistemas com Inteligência Artificial, realidade virtual e aumentada são apenas alguns dos recursos que já estão disponíveis para o usuário comum e que aparecem como tendência no mercado de segurança também no Brasil.

 

Reconhecimento facial analítico

 

Não seria ótimo se as câmeras da sua loja reconhecessem os seus melhores clientes? Ou então identificassem o perfil do público que frequenta o seu estabelecimento? Isso já é realidade e está mais acessível do que podemos imaginar.

 

Os sistemas de reconhecimento facial são cada vez mais comuns para estabelecer a identidade de um indivíduo para fins de segurança. Mas, além do campo da segurança, essas soluções estão trazendo diversos benefícios para o mercado, principalmente para o varejo, com produtos que são capazes de fornecer informações para o varejista sobre o cliente, bem como a performance da loja, detalhando a taxa de conversão de vendas em tempo real. Além disso, há soluções que identificam o gênero e faixa etária do cliente e assim, ajudam a definir o perfil do público que frequenta o comércio.

 

O Vídeo Analítico para varejo foi uma das novidades que a Head Tecnologia, integradora criada pela Senior, apresentou na ISC Brasil, sendo uma solução inovadora que usa dados para fornecer uma experiência muito mais profunda e qualitativa tanto para os varejistas quanto para consumidores. Com essa ferramenta, informações que antes eram utilizadas apenas para a segurança, agora podem ser aproveitadas para gerar um diferencial competitivo aos clientes. É possível, por exemplo, extrair importantes métricas de resultado, como o número de pessoas que pararam na vitrine e de fato entraram na loja. Pode-se também criar estratégias específicas para clientes VIPs, garantindo um atendimento diferenciado com base nos dados presentes no sistema de gestão.

 

As possibilidades são muitas, e o mercado tem só a se beneficiar com avanços nesta tecnologia.

 

ChatBot

 

No último ano vimos a popularização de agentes virtuais nas mais diversas aplicações. Popularmente conhecidos como bots, esses agentes são capazes de realizar tarefas e interagir quase como uma pessoa.  Através de um chat, o bot é capaz de compreender o que o usuário escreve para tomar decisões e responder perguntas.

 

A “humanização” da tecnologia, impulsionada pelo uso de inteligência artificial, representa um papel fundamental no atendimento ao cliente, muito mais personalizado e próximo do consumidor. Mas, além disso, os assistentes virtuais trazem algumas vantagens do ponto de vista dos negócios, como redução de custos, retenção de atendimentos, e aumento da satisfação do usuário, com um tempo de retorno muito mais rápido.

 

A Senior deu um passo à frente ao mostrar uma solução baseada em inteligência artificial e computação cognitiva: a assistente virtual Sara (Senior Automated and Responsive Agent). Já presente na nossa solução de CRM, ela pode, por exemplo, fornecer informações sobre clientes e até realizar agendamento de visitas.

 

E a Sara é só um exemplo de como os chatbots estão ganhando um espaço significante no mercado e estão trazendo inúmeras novas possibilidades de interação e otimização da experiência de uso para os usuários.

 

Mas essas tecnologias já são realidade para o meu negócio?

 

Essa é uma pergunta que pode surgir na cabeça de muitos empreendedores.

 

Muitas soluções revolucionárias estão sendo lançadas e o segredo para o sucesso na implementação delas é realmente conhecer as necessidades da sua empresa.

 

Ao contratar um serviço, é preciso avaliar se essa tecnologia será útil e atenderá suas expectativas, ponderando se o serviço trará um retorno do investimento em curto ou médio prazo. Além disso, a implementação deverá reduzir os custos operacionais e apresentar aumento da produtividade. Esses três fatores são essenciais para o sucesso da solução contratada.

 

Também é muito importante estar antenado com o que acontece no segmento da sua empresa, acompanhando as novidades e pesquisando novos serviços que podem impulsionar os seus negócios. E, como pudemos perceber pelos lançamentos em grandes feiras internacionais e nacionais, uma coisa é certa: tudo estará conectado e integrado.

 

* Jonathan Medeiros é gerente de produto de Gestão de Acesso e Segurança da Senior

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365