Após ataque cibernético, Universidade Federal do Delta do Parnaíba aciona Polícia Federal

Incidente causou a indisponibilidade no site. Em nota, universidade afirmou que não irá tolerar quaisquer ameaças e solicitou à PF uma investigação para a identificação do autor do crime, bem como a responsabilização

Compartilhar:

Nesta terça-feira (12), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar) sofreu um ataque cibernético em seu site por volta do meio-dia, resultando na indisponibilidade por alguns minutos. Diante do ocorrido, a entidade acionou à Polícia Federal para a identificação do autor do crime. “Não vamos tolerar quaisquer ameaças que venham prejudicar a nossa instituição, comprometendo o desempenho e a integridade das nossas atividades”, diz o comunicado oficial. No momento, o site segue disponível e funcionando.

De acordo com o portal g1, em mensagem deixada na caixa de e-mail da instituição, o cibercriminoso identificado como Azael declarou que a motivação do ataque eram as supostas ocultações de informações relacionadas a assédio sexual feitas pela instituição.

“Gostaria de comunicar que a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (www.ufdpar.edu.br) enfrentará um ataque cibernético temporário em seus portais (ficarão offline) em virtude da identificação de um caso de ocultação de informações relacionadas a assédio sexual, conforme publicado pela CNN. Essa medida se faz necessária devido à grave situação envolvendo a ocultação dessas informações, pois a informação desempenha um papel fundamental na promoção de medidas eficazes para combater casos de assédio sexual dentro das escolas e universidades e garantir a proteção das vítimas. É por meio dela que se torna possível compreender a complexidade dessas situações, identificar padrões e estabelecer estratégias que visem à prevenção e à minimização dos danos causados às vítimas. O portal será derrubado por volta de 12h do dia 12/09/2023 (horário de Brasília)”, comenta Azael.

O cibercriminoso afirmou ainda que compartilhou essa informação com o intuito de esclarecer de forma transparente o verdadeiro motivo por trás do ataque cibernético. “Visando garantir que todos compreendam plenamente a situação em questão. Esperamos que isso não seja verdade. E se for, que a instituição e as autoridades tomem as providências”, completa.

Em outubro de 2022, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) também sofreu um ataque cibernético. Segundo informações divulgadas na ocasião, a equipe da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação trabalhou para reverter o ato criminoso, além disso, não houve prejuízos para a instituição e comunidade universitária.

Já em julho do mesmo ano, o Centro Universitário FMU detectou um incidente envolvendo sua base de dados e que pode ter permitido a visualização não autorizada de informações pessoais. Em esclarecimento divulgado na época, a FMU ressaltou que foram adotadas providências para mitigar qualquer eventualidade.

A Security Report disponibiliza o comunicado da UFDPar na íntegra:

“A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) vem a público informar que, mediante a ameaça de um ataque cibernético publicado em um portal de informações da cidade de Parnaíba/PI e sua posterior efetivação, solicitou à Polícia Federal, conforme Ofícios Nº 213/2023/GR/UFDPar e Nº 214/GR/UFDPar, a abertura de investigação para identificação do autor do crime à nossa universidade e sua devida responsabilização.

Não vamos tolerar quaisquer ameaças que venham prejudicar a nossa instituição, comprometendo o desempenho e a integridade das nossas atividades.

*Com informações do g1

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...