Nesta terça-feira (11), o site do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) ficou fora do ar, após ser alvo de um ataque cibernético. De acordo com apuração da TV Globo, a principal suspeita é que um funcionário comissionado do órgão derrubou o servidor na segunda-feira (10). Um colaborador relatou que uma equipe inteira está sendo exonerada em represália a denúncias sobre uma suposta fraude em um contrato da entidade.
Em posicionamento divulgado, o TCE-RJ afirmou que a equipe de Tecnologia da Informação vem trabalhando para identificar a origem do problema e solucioná-lo. Além disso, segundo o órgão carioca, ainda não é possível precisar um prazo para a normalização dos sistemas.
Por conta do incidente, foi instituído um Comitê de Gestão de Crise, liderado pelo conselheiro-presidente do Tribunal, para compartilhamento de informações e definição de medidas a serem adotadas.
O órgão ainda suspendeu a contagem de prazos processuais até o dia 14 de julho, para que não haja prejuízo. “Como expresso no Ato Executivo n° 25.754, de 11 de julho de 2023, publicado no Diário Oficial de 12/07, foram suspensas a sessão plenária presencial da quarta-feira 12/07 e as sessões plenárias virtuais que ocorreriam entre os dias 10 e 14 e entre os dias 17 e 21 de julho”, explica a nota.
Comunicado sobre o incidente – TCE-RJ
*Com informações do G1