Os aplicativos mantidos pelo Itaú Unibanco ficaram fora do ar desde a manhã de hoje (7), e durante a tarde, ainda apresentavam instabilidades em seu uso. Devido a esses problemas, os usuários estavam impossibilitados de acessar suas contas bancárias e efetivar operações cotidianas, como pagamentos em geral e envio de valores por PIX.
Em nota enviada à Security Report, o banco garantiu que não houve ataque externo de qualquer natureza. Além disso, o Itaú também informou que os dados dos clientes permanecem em segurança.
Além do aplicativo principal do banco, também as ferramentas mobile do Iti, o banco digital da empresa, e a plataforma Itaú Cartões enfrentaram problemas nesse começo de semana. De acordo com o Portal G1, o site de monitoramento de disponibilidade de serviços digitais Downdetector calculou quase 4 mil relatórios enviados por clientes durante a manhã em que o app do banco permaneceu fora do ar.
Devido às dificuldades de uso dos apps, clientes do Itaú foram as redes sociais acionar a conta oficial da companhia e alertar os problemas detectados. O Estado de S. Paulo apontou que muitos deles recebiam uma mensagem de erro inesperado assim que tentassem acessar os aplicativos e alguns relataram ter sentido a instabilidade já no último domingo (6).
A Security Report publica, na íntegra, a nota enviada pelo Itaú Unibanco:
O Itaú Unibanco informa que está com instabilidade de origem interna em seus sistemas nesta segunda-feira (7). O banco ressalta que não houve ataque externo de qualquer natureza e que os dados dos clientes estão seguros. O Itaú pede desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informa que os sistemas estão sendo restabelecidos gradualmente.
*Com informações do Portal G1 e do Estado de S. Paulo