Aplicativo oficial do Crea-SP é alvo de invasão cibernética

De acordo com o Conselho, não houve dados vazados e o sistema já está operando normalmente. O invasor usou o sistema de notificação do app para enviar críticas contra a instituição aos usuários

Compartilhar:

Nesta terça-feira (06), ocorreu um incidente de cibersegurança nos aplicativos oficiais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP). Em nota de esclarecimento, a entidade confirmou a ocorrência e assegura que não houve vazamentos de dados sensíveis ou pessoais de usuários ligados ao órgão.

 

O Crea informou na nota que o problema já havia sido solucionado e o aplicativo havia retomado suas funções de forma rotineira e segura.

 

A ocorrência foi notada largamente, pois o invasor, que se autodenominou “Hacker Sincero”, desfigurou o título do aplicativo com a denominação e passou a emitir notificações do software para os usuários mobile, deixando exposta a sua presença no sistema.

 

Nas notificações, o invasor fazia críticas contra as anuidades supostamente abusivas do Crea-SP, e incentivava os associados a interromperem seus pagamentos. O hacker ainda exigiu a abertura de processos judiciais contra o conselho. As notificações foram enviadas aos usuários durante pelo menos uma hora.

 

A nota de esclarecimento afirma também que já acionou a Polícia Federal e outros órgãos competentes para início das investigações a respeito do ocorrido. O Conselho alerta ainda que os envolvidos no incidente poderão ser “responsabilizados nas esferas penal, cível e administrativa”.

 

Security Report disponibiliza na íntegra a nota publicada pelo Crea-SP:

 

“Informamos que na manhã de hoje (06/12), o sistema de envio de notificações do aplicativo do CREA em âmbito nacional foi alvo de um ataque cibernético. Esclarecemos que não houve vazamento de dados pessoais e a ação não causou nenhum prejuízo às funcionalidades disponíveis aos usuários da aplicação. Informamos ainda que o problema já foi solucionado e que o aplicativo segue funcionando normalmente e em segurança.

 

Diante do ocorrido, o Crea-SP irá acionar a Polícia Federal e os demais órgãos competentes para investigar o ataque sofrido. Além da comunicação à Polícia Federal, os invasores poderão ser responsabilizados nas esferas penal, civil e administrativa.

 

O Crea-SP reforça que cumpre todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e segue rigorosos padrões para garantir a proteção de sua estrutura de tecnologia. Além disso, continuará adotando todas as medidas de segurança necessárias para proteger os dados dos profissionais e colaboradores.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...