A Nodes Tecnologia, fornecedora de soluções de segurança digital, passa a distribuir no Brasil o NeuShield Data Sentinel, ferramenta que adiciona uma camada de proteção às soluções antivírus para bloquear ação do ransomware ou perda acidental dos dados. A solução cria cópias de todos os arquivos críticos e faz a recuperação automática quando necessário.
Quando aplicativos maliciosos conseguem fazer alterações ou criptografar um arquivo, a cópia original desse arquivo permanece intacta, permitindo que sejam inoperantes a ação do ransomware. Além disso, várias revisões do arquivo são armazenadas usando o Data Engrams, permitindo que se retorne às versões anteriores de um arquivo. A proteção dos arquivos também independe da ação de aplicações de backup, que podem conter erros e comprometer a ação de proteção da solução. Seu motor trabalha diretamente nos arquivos originais e mantém a sua própria camada de proteção.
Como o ransomware normalmente criptografa arquivos – que podem estar na nuvem (Microsoft OneDrive, Google Drive, DropBox, Box Sync etc.) ou localmente – e ele pode se espalhar para outros dispositivos, diretórios e pastas, o Data Sentinel atua na proteção automaticamente das unidades armazenadoras de dados. A solução também protege ações de ransomware criados para destruir os discos rígidos ou cartões SSD. Com o NeuShield, todo o acesso direto aos discos e unidades externas é monitorado. Ele emite alertas em tempo real e notificações por e-mail no caso de movimentações e modificações estranhas dos arquivos.
“O NeuShield Data Sentinel fortalece a solução de antivírus ao adicionar esta camada de proteção e não depender de aplicações de backup”, comenta Eduardo Lopes Freire, diretor da Nodes Tecnologia. “Temos observado que as soluções de backup cumprem o seu papel, mas não conseguem reagir às ações do ransomware porque elas não possuem esta finalidade. O mesmo acontece com as soluções de antivírus, o que dificulta a recuperação de dados de maneira adequada. O NeuShield Data Sentinel foi projetado para eliminar esta limitação”, acrescenta.