Anatel emite ofícios às Big Techs sobre Cibersegurança em Inteligência Artificial

Os documentos têm o objetivo de iniciar uma discussão institucional com essas empresas de tecnologia sobre os riscos de cibersegurança relacionados ao uso malicioso da GenAI, que podem afetar a saúde e a segurança dos consumidores dos serviços de telecomunicações.

Compartilhar:

Em cumprimento à sua missão de regular e supervisionar o setor de telecomunicações no Brasil, o presidente do Comitê de Infraestrutura de Telecomunicações (C-INT)da Anatel, o conselheiro diretor Alexandre Freire, encaminhou os Ofícios nº 6/2024/C-INT-ANATEL, nº 10/2024/C-INT-ANATEL e nº 11/2024/C-INT-ANATEL, à OpenAI, Google e Microsoft, para tratar das implicações do uso de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) nas telecomunicações.

 

Os documentos têm o objetivo de iniciar uma discussão institucional com essas empresas de tecnologia sobre os riscos de cibersegurança relacionados ao uso malicioso de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (GenAI), que podem afetar a saúde e a segurança dos consumidores dos serviços de telecomunicações.

 

Nos ofícios, ressaltou-se que os riscos associados ao uso malicioso de GenAI são significativos, incluindo a criação de códigos de malware, campanhas de phishing spear phishing altamente credíveis. Além disso, foram mencionados nos documentos que esses riscos já são motivo de preocupação para diversos países e organizações internacionais, com as quais a própria Agência mantém diálogos permanentes.

 

Para melhor compreender esses riscos e seus instrumentos de mitigação, Freire entende que é necessária uma interlocução construtiva com essas organizações, de modo que a GenAI seja efetivamente uma tecnologia segura e benéfica para todos os consumidores. Ele destacou a disposição da Anatel em fornecer esclarecimentos adicionais e agendar conversas iniciais para aprofundar a discussão sobre cibersegurança no contexto de GenAI.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Trojan bancário brasileiro gera mais de 62 mil tentativas de ataques distribuído via WhatsApp

A pesquisa sugere que o Maverick pode ser uma evolução ou um projeto paralelo dos mesmos desenvolvedores do Coyote, trojan...
Security Report | Overview

Ransomware aumenta 46% em setembro com escalada de riscos comGenAI, reforça estudo

Um em cada 54 prompts de IA generativa apresenta risco de exposição de dados sensíveis; o Brasil registrou quase 3...
Security Report | Overview

ANPD apresenta resultado de sandbox regulatório da Inteligência Artificial

Iniciativa da ANPD seleciona três projetos de Inteligência Artificial para desenvolver soluções inovadoras em ambiente controlado, com foco na transparência...
Security Report | Overview

Análise orienta como promover soberania e Segurança na era da cloud

Especialista aborda o papel das infraestruturas críticas do Estado e defende critérios próprios de validação e governança para projetos soberanos