De olho no potencial de crescimento do mercado de produção de pluma, a Alper Consultoria em Seguros, foi a campo entender as necessidades desse segmento e trouxe o que há de mais moderno e inovador no mundo para os seus clientes.
A empresa trouxe uma série de ferramentas de gerenciamento de riscos que contribuem para identificar possíveis falhas no processo evitando, assim, um sinistro. “Essas ferramentas, sendo empregadas desde o início da cadeia, contribuem muito para identificar possíveis falhas no processo, permitindo que o produtor possa agir antes que o sinistro aconteça”, explica diretor de Seguros Agrícolas da Alper Consultoria em Seguros, André Lins.
O executivo explica que ao apresentar essas inovações ao cotonicultor é possível mudar a percepção de muitos deles de que o seguro é uma despesa, e mostrar que ele é um aliado na proteção dos seus investimentos. “Conhecemos a cadeia produtiva do algodão do começo ao fim e sabemos que há muitos detalhes no meio do caminho. Se o seguro não for feito com um especialista, que entenda a real necessidade de cada cliente, esse preconceito com o seguro nunca vai acabar”, pondera.
Para isso, a Alper conta com uma equipe especializada na cultura do algodão com mais de 15 anos de experiência neste segmento. “Hoje, mais importante do que vender a apólice de seguro para armazenagem do algodão, é oferecer um serviço de consultoria do início ao fim do processo de armazenagem e beneficiamento do algodão”, explica Lins.
O executivo lembra ainda que não existem muitas empresas focadas em seguro de algodão no Brasil, por se tratar de uma cultura com alta frequência de sinistro e de difícil colocação do risco. “A falta de conhecimento de alguns profissionais da área de seguro faz com que a apólice não seja adequada a cada produtor, o que acaba causando prejuízos no momento de um sinistro”.