Agrícola Alvorada aposta em tecnologia para controlar remotamente suas unidades

Empresa de agronegócio optou em implementar plataforma para proteger sua matriz e mais sete unidades distribuídas no estado. Solução contribuiu para a definição de uma nova política de segurança e para melhor gestão do negócio

Compartilhar:

Diante de um cenário de constante investimento em tecnologia, os empresários precisam também se preocupar em garantir segurança patrimonial e cybersegurança, em especial pela entrada em vigor da nova Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Consciente desta nova realidade e do crescimento de roubos de cargas por quadrilhas especializadas em defensivos agrícolas e em função de uma primeira invasão a um de seus armazéns em 2019, a Agrícola Alvorada constatou que era necessário procurar no mercado uma solução de segurança mais robusta, unificada que permitisse monitorar e controlar remotamente suas unidades.

 

“Decidimos então conversar com nossos pares para obter indicações de uma empresa especializada em segurança, que pudesse nos ajudar a fortalecer nossas operações e obtivemos a indicação da Ausec, representante da Genetec, que atende várias outras empresas nos segmentos de armazenagem e distribuição de defensivos na região”, conta Francisco Vargas, diretor financeiro da Agrícola Alvorada.

 

Wagner Figueiredo, diretor geral da Ausec, conta que o primeiro passo foi fazer uma imersão na matriz e nas sete unidades da Alvorada para entender suas necessidades, pontos fortes e fracos – vulnerabilidades e riscos. Com isso, a Ausec teve uma visão global da operação e identificou a necessidade de modernizar toda a infraestrutura existente.

 

“Depois desta análise geral da infraestrutura de segurança, nós concluímos que era preciso estruturar uma central de segurança, atuante 365 dias por ano, durante 24 horas, com padronização e consolidação das informações, além de garantir proteção em camadas. Era necessário também investir na contratação e treinamento dos profissionais para utilizarem a solução, que garante uma visão geral e unificada das unidades da Alvorada em uma única tela, tornando mais assertivo e fácil o monitoramento e controle das ocorrências, bem como a tomada de decisão por uma equipe otimizada”, comenta Figueiredo.

 

Para comprovar os benefícios do Genetec Security Center para a Alvorada, a Ausec fez uma POC (Prova de conceito) de dois meses, incluindo as ferramentas Genetec Omnicast e soluções de proteção em camadas da Axis Communications , que contemplam câmeras móveis integradas a radares de intrusão. “Nós instalamos 106 câmeras fixas, 14 câmeras móveis, 26 radares – que detectam movimento a 50 metros das propriedades -, sete cornetas e sete centrais de alarme, conectados aos sensores de intrusão, ou seja, de impacto, de porta pesada, IVP, IVA e botões de pânico fixo e móvel, todos integrados ao Security Center”, explica Figueiredo.

 

Com o Security Center, os operadores da central de segurança controlam todas as unidades em uma única tela e contam com um sistema de áudio com mensagens pré-gravadas que lhes permite mandar mensagens personalizadas, que indicam as providências a serem tomadas pelos diferentes membros da equipe. Mas o diretor da Agrícola Alvorada destaca que não foi só a área de segurança que foi beneficiada.

 

” Agora com a tecnologia nós temos informações para garantir maior segurança no trabalho e melhor controle da infraestrutura, evitando desperdícios como, por exemplo, um cano vazando quando unidade está fechada, pois com a geração de alertas é mais rápido o conserto dos canos rompidos, por exemplo”, detalha o executivo da Alvorada.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Anatel emite ofícios às Big Techs sobre Cibersegurança em Inteligência Artificial

Os documentos têm o objetivo de iniciar uma discussão institucional com essas empresas de tecnologia sobre os riscos de cibersegurança...
Security Report | Overview

Precisamos falar sobre a tecnologia obsoleta em Cibersegurança?

O controle de legados em ambientes corporativos está cada vez mais na pauta dos Líderes de Cyber no mundo. Isso...
Security Report | Overview

Ataques iniciados por infostealers ampliam risco de violações secundárias, aponta estudo

Ocorrência recente envolvendo a Snowflake impactou milhões de clientes do banco Santander e da Ticketmaster, entre outras organizações
Security Report | Overview

30% das organizações na América Latina sofreram incidentes de segurança em 2023

Relatório mapeia principais desafios das organizações para aprimorar as práticas de gestão em cibersegurança. O crime é composto por ecossistema...