A Agência internacional de notícias Agence France-Presse (AFP) informou neste fim de semana que foi alvo de um incidente cibernético contra suas operações internas. De acordo com o órgão, o ataque atingiu parte de seus dispositivos para o envio de sua produção de conteúdo aos clientes.
Em nota publicada como reportagem, a AFP disse que as atividades jornalísticas cotidianas em todo o mundo seguem em pleno funcionamento. Entretanto, a agência não informa se houve algum indicativo de vazamento de dados da empresa ou dos clientes associados a ela.
“As equipes técnicas da AFP estão trabalhando com o apoio da Agência Nacional de Segurança de Sistemas de Informação (ANSSI). O ataque foi detectado na sexta-feira (26), e neste sábado (27), o incidente está sendo avaliado e investigado”, acrescenta a mensagem, publicada em áudio e vídeo pelo órgão de notícias.
A agência também mantém contatos com outras autoridades governamentais na França, mas até o momento, não seria possível determinar os autores do ataque e as eventuais motivações para o incidente.
Mesmo as instituições de imprensa no mundo não estão fora do radar do cibercrime ou atividades digitais maliciosas. Neste ano, a TV Justiça, ligada à cobertura oficial de conteúdo do poder Judiciário brasileiro, recebeu três arquivos suspeitos em sua página de tráfego de dados (FTP), elevando o alerta para possíveis riscos na estrutura.
A Security Report entrou em contato com a AFP para receber a nota específica do caso, mas nenhum retorno foi oferecido até a publicação dessa nota, que será atualizada tão logo a agência se posicione.
A SR também divulga, na íntegra, mensagem divulgada pela AFP em português em suas mídias sociais locais:
“A Agence France-Presse foi vítima de um ataque cibernético. O episódio afetou parte de seus dispositivos para o envio da produção aos clientes.
A AFP informou que as equipes técnicas da empresa trabalham no problema com o apoio da Agência Nacional de Segurança de Sistemas de Informação (ANSSI).
A France-Presse disse em nota que a redação e todos os serviços continuam garantindo a cobertura das notícias em todo o mundo. O ataque foi detectado na sexta-feira (26), e neste sábado (27), o incidente está sendo avaliado e investigado.
A Agência entrou em contato com as autoridades competentes na França. Até o momento, não é possível determinar os autores do ataque e as motivações.”