[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Adote o Mobile Banking com cautela

Banco Central do Brasil anunciou que o uso de serviços bancários em aplicativos superou os tradicionais desktop e notebook, mas apesar da elevada segurança, alguns cuidados são necessários

Compartilhar:

O Banco Central do Brasil anunciou recentemente que 2017 foi o primeiro ano em que as pessoas utilizaram mais serviços bancários por dispositivos móveis do que em PCs. Foram 24,5 bilhões de transações bancárias móveis, contra 20,6 bilhões de transações baseadas em PC.

 

Nem todos os países estão adotando o mobile banking tão rapidamente quanto o Brasil. Mas o uso de serviços bancários móveis está aumentando em todo o mundo.

 

À medida que mais pessoas migram para serviços bancários pelos dispositivos móveis, os invasores irão seguir a onda e direcionar seus ataques para longe do PC e para perto do celular. Isso significa que os riscos de perder o controle das contas por meio das transações móveis provavelmente aumentarão e o dinheiro ficará em risco.

 

Por que eu deveria me importar, o que pode acontecer comigo?

 

Os cibercriminosos são previsíveis, eles seguem pessoas e dinheiro. O Brasil foi um dos primeiros países a adotar amplamente os serviços bancários pela internet e a ver transgressores indo atrás dos serviços bancários pela internet.

 

Tomar precauções e começar bons hábitos de segurança ao utilizar mobile banking.

 

Obtenha seus aplicativos bancários móveis somente de fontes oficiais, como a Apple App Store e a Google Play Store. Siga as instruções do seu banco para garantir que você receba o aplicativo oficial dele.

Mantenha seus aplicativos e dispositivos atualizados. Se o seu dispositivo não executar as versões mais recentes do Android ou do iOS, é hora de comprar um novo.

Execute o software de segurança móvel em seus dispositivos.

Se o seu banco oferecer segurança adicional de login, use-a. Às vezes, isso é chamado de “tokens adicionais” ou “autenticação de duplo fator”.

Ative o recurso “limpeza remota” do seu dispositivo e faça backups regulares. Se você perder seu dispositivo, use o recurso para limpar as informações e garantir que as pessoas não possam usá-lo para roubar seu dinheiro.
Se possível, inscreva-se para obter mais segurança com sua operadora de telefonia celular para garantir que apenas você possa obter novos telefones em sua conta.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

50% dos profissionais financeiros foram alvos de incidentes cibernéticos em 2023

Diante dos desafios da transformação tecnológicos, a Genetec ponta como caminho a convergência das soluções de segurança patrimonial e cibernética...
Security Report | Overview

Malwares focam esforços aos serviços de nuvem em telecom, revela estudo

Segundo informou a análise de ameaças da Netskope, o setor possui uma margem de 7% no número de ataques em...
Security Report | Overview

Risco de Ciberataques nas Olimpíadas reforçam demanda por Segurança preventiva

Eventos internacionais de grande porte como os Jogos Olímpicos tendem a se tornar importantes alvos do cibercrime, devido à exposição...
Security Report | Overview

ANPD é formalizada como coordenadora do Sistema Nacional de Inteligência Artificial

Como órgão de coordenação do SIA, a ANPD receberá novas atribuições. Caberá à Autarquia representar o Brasil perante organismos internacionais,...