De acordo com nota enviada à Security Report, sistemas operacionais da companhia estão em fase de recuperação. Time de TI segue trabalhando junto a clientes e parceiros para minimizar os impactos causados pelo evento
A empresa ABB confirmou hoje (15), por meio de nota enviada à Security Report, que foi atingida recentemente por um incidente cibernético em seus sistemas de TI. A ocorrência afetou diretamente determinados locais e sistemas da instituição com sede em Zurique.
Devido ao ocorrido, a companhia pôs em prática medidas para conter o incidente, o que resultou em interrupções específicas em suas operações. Mas, de acordo com a nota, a maioria de seus sistemas e fábricas já voltaram a funcionar, e a ABB continua nos processos de atendimento seguro aos clientes.
Além disso, o posicionamento reforça que a empresa ainda está atuando para resolver todos os problemas de interrupções do negócio junto a parceiros e clientes. Entretanto, a empresa não confirmou se o grupo cibercriminosos Black Basta está envolvido no caso. De acordo com o portal Bleeping Computer, um funcionário interno havia informado que a invasão afetou o Diretório de Ativos Windows, comprometendo o funcionamento de uma série de equipamentos internos. O ataque teria impactado o cronograma de projetos e afetado o funcionamento de diversas fábricas.
A Security Report publica na íntegra o posicionamento oferecido pela ABB:
“A ABB detectou recentemente um incidente de segurança de TI que afetou diretamente determinados locais e sistemas.
Para lidar com a situação, a ABB tomou e continua a tomar medidas para conter o incidente. Essas medidas de contenção resultaram em algumas interrupções em suas operações, que a empresa está resolvendo. A grande maioria de seus sistemas e fábricas está agora em funcionamento e a ABB continua a atender seus clientes de forma segura.
A ABB continua a trabalhar diligentemente com seus clientes e parceiros para resolver essa situação e minimizar seu impacto.”