A Cisco divulgou a oitava edição do estudo de Privacidade de Dados 2025, que destacou a necessidade das organizações em balancear o armazenamento local, a expertise global e a privacidade orientados para o mundo da IA. No Brasil, 97% das empresas consideram que os investimentos em privacidade geram retornos positivos e os orçamentos de TI têm mudado para atender as necessidades urgentes de IA.
A pesquisa enfatizou a necessidade de ter a governança de dados também como um investimento essencial, alinhado às estratégias da privacidade de IA para garantir o crescimento e a confiança dos consumidores. Como resultado, há um foco crescente em investir em processos de governança de IA. 90% das organizações consideram o armazenamento local inerentemente mais seguro, enquanto 91% (um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior) confiam nos provedores globais para uma melhor proteção de dados.
Os dados revelaram que 64% dos entrevistados no mundo temem compartilhar inadvertidamente informações sensíveis publicamente ou com concorrentes, mas quase metade admite inserir dados pessoais de funcionários ou informações não públicas em ferramentas de GenAI. Essa lacuna destaca a necessidade de soluções que protegem contra o uso indevido de ferramentas de IA e vazamento de dados.
Confiança através do compliance
A legislação de privacidade continua sendo um pilar fundamental da confiança dos clientes, com 86% dos entrevistados destacando um impacto positivo em suas organizações, um aumento em relação aos 80% do ano passado. Apesar dos custos associados à conformidade, 96% das organizações afirmam que os benefícios superam significativamente os investimentos.