87% dos consumidores sentem-se seguros ao comprar no e-Commerce

Novo levantamento mostra que 38% dos consumidores sentem-se mais seguros ao fazer compras online em Marketplaces.

Compartilhar:

Os consumidores sentem-se seguros ao comprar online e cada vez mais as empresas devem adotar medidas adequadas para garantir essa segurança. Segundo a 2ª edição do estudo “Segurança do consumidor digital e as fraudes no varejo”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela Pinion, 87% dos consumidores digitais sentem-se seguros ao fazer uma compra no e-Commerce brasileiro.

O estudo mostra que, apesar dos consumidores sentirem-se seguros, 27% dos entrevistados já sofreram algum tipo de fraude ao comprar online (na 1ª edição do estudo feita em 2019 eram 15%), e as ocorrências foram não recebimento do produto adquirido (57%), seguido por recebimento do produto errado ou com defeito (33%), fraudes no cartão de crédito (31%), vazamento dos dados pessoais (17%) e fraude na geração de boleto (12%).

O estudo também verificou que a maioria dos consumidores costumam denunciar o ocorrido, e na sua maior parte por meios online, porém ainda é relevante o número de consumidores que não denunciam (42%). O principal canal de denúncia é “Reclame Aqui” (40%), seguido por Procon (22%). Destaca-se também o alto número de ocorrências não resolvidas, passando de 25% (em 2019) para 40%. Principais formas de resolução foram: 25% o valor foi devolvido pela empresa, para a conta do consumidor, em seguida para 12% o valor foi devolvido pelo banco, para a conta do consumidor, e também para 12% o valor foi devolvido em créditos para utilização de compras futuras. E por fim, 7% o produto foi trocado.

Para Eduardo Terra, Diretor Presidente da SBVC, “Segurança digital e proteção de dados vem se tornando um tema cada vez mais relevante. Garantir uma jornada de compra segura e dar um suporte para eventuais problemas que ocorram em uma compra digital é essencial para as empresas de varejo prosperarem no Brasil. “

Metodologia

O estudo entrevistou 804 consumidores em todo o país, que costumam fazer compras online. O estudo teve como objetivo quantificar aspectos relacionados à segurança do consumidor digital, através da perspectiva do próprio consumidor, aprofundando a confiabilidade do consumidor em relação ao varejo digital brasileiro, utilização de ferramentas antifraude e ocorrências fraudulentas no e-commerce brasileiro.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Nova onda de ciberataques revela avanço da engenharia social, alerta pesquisa

Estudo aponta a nova técnica de phishing, denominada FileFix, já é usada em campanhas reais e permite execução de malwares...
Security Report | Overview

48% dos líderes do setor de ciências da vida utilizam IA para Cibersegurança, afirma estudo

Security Report | Overview

Atuação do grupo de cibercriminosos persiste apesar de operação internacional, alerta pesquisa

Alerta de especialistas afirmam que grupo de cibercriminosos ainda está ativo apesar da operação internacional de busca dos envolvidos
Security Report | Overview

Mais de 12 milhões de smartphones foram alvo de ciberataques, aponta estudo

Entre janeiro e março deste ano, foi registrado um crescimento de 27% em arquivos maliciosos detectados, em comparação com o...