Este ano, o impacto da mudança regulatória está no topo da lista de tendências. Isso ocorre porque o GDPR pressiona as instituições financeiras a se prepararem melhor para as violações de dados. Enquanto isso, o Open Banking ganha terreno em todo o mundo trazendo as preocupações de segurança para a linha de frente.
A OneSpan prevê ainda uma maior adoção de tecnologias inteligentes, como a autenticação inteligente contínua para proporcionar melhores experiências, reduzir custos, reduzir riscos e aumentar a receita. Impulsionadas pelo aprendizado de máquina, novas abordagens para a verificação de identidade digital permitirão que as instituições financeiras processem altos volumes de novos aplicativos de abertura de conta a uma taxa inatingível por especialistas humanos.
A empresa também projeta um foco renovado em automação, com as instituições financeiras aplicando inteligência artificial (IA) para reduzir o monitoramento manual de fraudes e melhorar a sua prevenção. A combinação da detecção de fraudes em tempo real com a segurança de aplicativos para dispositivos móveis se tornará ainda mais importante se considerarmos a taxa em que as ameaças estão crescendo.Confira um resumo dessas sete tendências:
Open Banking e novas tecnologias trarão inovação aos serviços financeiros
Uma das tendências mais importantes em 2019 é a adoção global do Open Banking. Ele permite que os provedores de serviços de pagamento (TPPs) terceirizados obtenham dados dos bancos dos consumidores sobre histórico financeiro e iniciem pagamentos diretamente por meio de contas bancárias. Assim, os TPPs têm a capacidade de criar soluções inovadoras de serviços financeiros para consumidores e empresas, como aplicativos de agregação de contas e novos métodos de pagamento em torno de APIs fornecidas por bancos.
Regulamentações mais rigorosas em resposta à violação de dados
Nos últimos anos, todos foram apelidados de “o ano da violação de dados”. Essa tendência não desaparecerá e a necessidade de iniciativas de resposta às violações de dados, não apenas a conformidade, se tornará essencial. “À medida que elas continuam a aumentar em número e gravidade, a capacidade das organizações de responder de maneira oportuna será de extrema importância, principalmente a partir da entrega em vigor do GDPR”, pondera Christian Vezina, CISO da OneSpan.
Consumidor fomentará a segurança
Bancos e instituições financeiras já estão procurando simplificar e proteger as transações on-line e móveis de seus clientes. Isso começa com o uso de autenticação adaptável em suas plataformas e infraestrutura.
DevSecOps desempenhará um papel fundamental em aplicações de segurança
O papel do DevOps e DevSecOps foi além da proteção de aplicativos voltados para o consumidor e agora está olhando como proteger os aplicativos internos de segurança da empresa, como os aplicativos de logon único de uma organização.
Veremos o DevSecOps voltar-se para a tecnologia de autenticação inteligente para ajudar a proteger e simplificar os riscos potenciais associados às plataformas de aplicativos.
“Com aproximadamente 30% de todas as violações resultantes de uma vulnerabilidade na camada de aplicativos, as organizações precisarão adotar um processo de desenvolvimento de software maduro e seguro de que vá além da simples verificação e correção de falhas de segurança”, prevê Will LaSala, diretor de Soluções de Segurança da OneSpan.
Proteger o canal móvel continuará a ser um desafio
Em 2019, a proteção de aplicativos continuará a desempenhar um papel importante. A tecnologia de blindagem de aplicativos móveis pode detectar e atenuar qualquer adulteração de um aplicativo móvel para interromper o código malicioso antes que ele possa causar danos. Além disso, veremos algumas das ameaças mais assustadoras em ataques de sobreposição de dispositivos móveis, ataques de phishing e ameaças de aplicativos para dispositivos móveis – ainda mais perigosas.
IA substituirá os esforços de monitoramento manual de fraudes
Este ano, observaremos um maior emprego de tecnologias avançadas em processos de análise de risco de transação. “Vimos essa tendência tomando forma no final de 2018. Cada vez mais, as instituições financeiras estão procurando uma solução que aproveite a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para suas análises. Graças a um desenvolvimento significativo nesta área, elas confiarão cada vez mais nos algoritmos de aprendizado de máquina para decidir quais transações são suspeitas”, avalia Ralitsa Miteva, gerente de soluções de negócios, análise de riscos e detecção de fraudes da OneSpan.
Aprendizado de máquina x verificação de identidade na abertura de contas
No setor bancário e financeiro, a verificação de identidade durante um processo de abertura de conta ainda é, em grande parte, uma função manual. No entanto, as instituições financeiras estão buscando cada vez mais plataformas baseadas em aprendizado de máquina para gerar resultados de verificação de ID mais precisos e em tempo real. Isso permitirá o processamento de altos volumes de novos aplicativos de abertura de conta a uma taxa inatingível por especialistas humanos.