Por Rafael Sampaio
Sempre defendo que a segurança da informação deve fazer parte da essência das empresas e, para aquelas que possuem essa preocupação e avançam neste sentido, o score de cibersegurança pode se tornar um grande aliado.
Esta é uma ferramenta que define o nível de proteção de uma organização no ambiente digital a partir de um conjunto de boas práticas, de acordo com a exposição da Internet. Caso seja de interesse da organização, também é possível encomendar avaliações do score de cibersegurança de terceiros ou concorrentes, que serão produzidas a partir de dados públicos.
Conquistar um alto score não é tarefa fácil e para as organizações que desejam alcançar esse feito, seja mantendo ou aumentando o índice conquistado, recomendo a adoção de, pelo menos, cinco boas práticas:
1 – Multifator de autenticação – A autenticação multifator garante que uma pessoa só tenha acesso a uma plataforma, um sistema ou um aplicativo após confirmar sua identidade mais de uma vez;
2 – Criptografia – Trata-se de um dos fatores fundamentais da privacidade e proteção de dados, tornando os dados ilegíveis para pessoas que não estão autorizadas a ter acesso a eles;
3 – Senhas em dispositivos, plataformas e soluções – Aqui, é fundamental que as combinações sejam de alta complexidade e trocadas frequentemente para não se tornar uma das principais ameaças digitais;
4 – Monitoração do ambiente digital em tempo real – A ação que pode ser realizada pela equipe interna de TI ou por um parceiro especializado em Serviços Gerenciados;
5 – Controle de acesso – O ideal é que o mecanismo identifique, de maneira ininterrupta, o tráfego de entrada na borda da aplicação, com base no potencial de risco de cada usuário e na confidencialidade ou no valor dos dados.
Manter o hábito de acompanhar o score da empresa é fundamental, senão de nada adianta seguir estas boas práticas. No projeto constarão importantes recomendações e oportunidades de melhoria das vulnerabilidades encontradas, o que permitirá que melhores scores sejam atingidos.
*Rafael Sampaio, Country Manager da Novared