43% das pequenas e médias empresas da América Latina foram vítimas de phishing, diz relatório

Relatório aponta aumento nos ataques de phishing, especialmente no Brasil; estudo alerta que a falta de preparo em cibersegurança torna as pequenas e médias empresas alvos fáceis, com prejuízos que podem levar até ao fechamento dos negócios

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Um estudo da Kaspersky revelou que 43% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da América Latina foram vítimas de ataques de phishing no ano passado. Segundo os especialistas, esse tipo de golpe que existe há mais de duas décadas, continua sendo eficaz devido à falta de capacitação e desconhecimento em cibersegurança nas pequenas e médias empresas.

 

De acordo com o relatório, com aumento de 267% nos golpes de phishing no Brasil,  o país sofreu mais de 309 milhões de bloqueios de mensagens falsas, equivalente a 588 tentativas de ataque por minuto. Esse volume coloca o Brasil como o país mais atacado da região, transforma as PMEs brasileiras em alvos importantes para os cibercriminosos, apontou a pesquisa.

 

Impacto do phising

 

Segundo os pesquisadores, o impacto de um ataque de phishing em PMEs é devastador, roubo de dados, perdas financeiras, interrupção de operações e dano reputacional. Incidentes geram consequências difíceis de reverter, forçando reduções de pessoal ou fechamento. Pesquisas indicam custo médio de US$ 108 mil de um comprometimento de segurança em uma PME, urgindo investimento em prevenção e capacitação de equipes.

 

“À medida que as PMEs avançam em sua transformação digital, proteger-se do phishing não é apenas uma necessidade técnica, mas uma prioridade estratégica que define seu futuro. Um único clique malicioso pode se traduzir em perdas financeiras e no fechamento de operações. A cibersegurança começa capacitando nossos colaboradores, para que sejam o primeiro escudo contra essas ameaças”, comenta Roberto Rebouças, gerente-geral da Kaspersky no Brasil.

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