Até final de junho, a Veeam Software inaugura oficialmente um novo escritório no Brasil. Segundo o VP Latam, Vitaly Sukhovsky, o país representa hoje cerca de 25% dos negócios na região, mas pode dobrar esse percentual. “O Brasil tem potencial para representar em torno de 50% dos resultados na América Latina e estamos trabalhando firme para atingir esse objetivo, com novo escritório e aumento do nosso time local”, declarou o VP. Sobre a saída de Jorge Ribkin da posição de country manager no Brasil, Vitaly afirmou que um novo executivo será anunciado até a próxima semana.
A tradução da importância da região para a Veeam Software está na presença de clientes Latam no VeeamON 2019, evento anual da companhia que acontece esta semana em Miami Beach, Florida. A comitiva latina é a maior historicamente, totalizando 240 clientes. Só o Brasil levou cerca de 50 executivos e profissionais, entre clientes e parceiros. “Estamos investindo na região e sabemos a importância de uma solução que garanta alta disponibilidade e gerenciamento dos dados na nuvem, no momento em que empresas de todos os portes estão migrando para o modelo de cloud, tanto pública quanto privada”, reforça Vitaly.
Embora a solução da Veeam Software esteja voltada para backup e gerenciamento de dados em cloud, a proximidade com as demandas da nova Lei Geral de Proteção de Dados posiciona a solução no cenário de conformidade com a lei. Vitaly Sukhovsky admite que o momento é propício para falar de tudo que envolve armazenamento, backup, gerenciamento e recuperação. “Não somos uma empresa de segurança, mas nossas soluções estão muito próximas das soluções de proteção. Estamos acima e abaixo dessa camada, garantindo performance e alta disponibilidade do dado”, enfatiza ele.
“Nos movemos muito rápido, somos uma empresa de tecnologia com um forte viés de inovação. Estou na companhia há dois anos e isso me impressiona”, complementa Jan Ryniewicz, diretor de Marketing Latam. Ele explica que hoje a Veeam atinge tanto os technical makers, profissionais que atuam nas áreas de operação e desenvolvimento da TI, mas também os decision makers, CIOs e gerentes de TI preocupados em buscar soluções inovadores que suportem as estratégias de negócios baseadas na nuvem. Quanto ao perfil de empresas clientes, embora tenha nascido no SMB, a Veeam vem conquistando cada vez mais empresas de grande porte que se movimentam para a cloud.
Parceria é preciso
O modelo de alianças sempre foi uma das fortes apostas da Veeam Software, desde o seu nascimento em junho de 2006, focada no segmento de virtualização de mãos dadas com a VMWare. Esse DNA levou a empresa a anunciar no VeeamON o programa “com a Veeam”, baseado em parcerias com os principais fornecedores de armazenamento para oferecer uma solução hiperconvergente ao mercado. A ideia é combinar o software Veeam com hardwares de armazenamentos bem posicionados no mercado como ExaGrid e Nutanix.
Para Sara Wilson, diretora de Canais para América Latina, o perfil de atuação muito próxima a aliados da indústria assim como parceiros de implementação é uma das mais fortes vocações da Veeam. A empresa atua 100% via canal e as parcerias com fornecedores que complementam a oferta dos clientes representam uma excelente oportunidade de negócios para os canais de venda e de implementação. “Hoje, só no Brasil, já temos 1.200 canais de negócios e devemos ampliar esse número até o final do ano, em função das novas alianças e das versões mais avançadas anunciadas hoje no VeeamON.
No caso específico do Brasil, o diretor de Canais, Rodrigo Aliaga, atesta que aumentou a demanda de clientes em busca de soluções que garantam alta disponibilidade e recuperação dos dados. Ele credita essa procura ao cenário de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados. Segundo ele, não dá para falar de alta disponibilidade sem falar de segurança. A recuperação dos dados de forma rápida e granular atende a uma série de requisitos, assim como a sua exclusão pode suportar o direito ao esquecimento, algo que está muito em discussão no cenário da proteção de dados pessoais.
O potencial do mercado brasileiro, inclusive, levou a Veeam a anunciar a primeira edição da versão brasileira do VeeamON, em agosto desse ano, em São Paulo. O evento irá reunir clientes e parceiros locais e reforçar todos os lançamentos anunciados no evento de Miami e que já estarão disponíveis no País. Hoje, o Brasil conta com 2.100 clientes e a expectativa é receber grande parte deles na versão brasileira. Aliás, o roadmap global da Veeam também já está definido. Ao encerrar a convenção anual, o co-fundador e VP da empresa, Ratmir Timashev, anunciou a realização, em maio do próximo ano, da versão VeeamON 2020 em Las Vegas.
*Graça Sermoud viajou para Miami a convite da Veeam Software