Uma semana após um incidente de segurança que expôs falhas e acesso não autorizado aos dados críticos, a mineradora Vale sofre hoje, 08, mais um vazamento de dados. O site Pastebin expôs bases de dados internos e também informações pessoais do presidente da companhia, Fabio Schvartsman.
A Security Report Report teve acesso ao link do Pastebin, em que aparece uma mensagem dos autores da ação, os Anonymous. Eles deixam um texto de protesto, em virtude do recente caso de quebra de barragem em Brumadinho/MG.
“Olá Brasil, nós somos Anonymous
No ano de 2015 quando ocorreu o rompimento da barragem em Mariana, nós hackeamos o sistema da VALE:
VALE Hacked 2015 Parte 1: https://pastebin.com/8s0rUf1z
VALE Hacked 2015 Parte 2: https://pastebin.com/t7ch9UFp
Agora em 2019 a mesmo história se repete, pelo visto o Lucro fala bem mais alto do que nossos ecossistemas e as vidas humanas. Nós não deixaremos passar em branco. Por isso, novamente conseguimos acessar o banco de dados da VALE e estamos expondo. O mundo saberá que a Vale não se importa com o povo brasileiro e nossas terras, e vocês serão punidos; Digam não ao retrocesso ambiental! Se for aprovado na forma como foi apresentado, o substitutivo ao Projeto de Lei 3.729/04, que propõe a flexibilização do
licenciamento ambiental, representará um enorme retrocesso para o Brasil.
“Não nos importamos quanto poder você tenha.
Queremos que, todos aqueles que são culpados experimentem o terror de seus crimes.
É fácil quando não é sua vida
É fácil quando não é sua casa
É fácil quando não é sua família
Mas, quando a culpa é sua, não deveria ser tão fácil dormir a noite.
Especialmente quando sabemos onde vocês moram.
Nos vigiem, e nós vamos vigiar vocês.
Nos envenene, e nós envenenaremos vocês.”
Em nota enviada para Security Report, a Vale informa:
“A Vale esclarece que não houve novo vazamento de dados. O suposto novo vazamento se trata de uma combinação de dados de evento ocorrido em 2015 e dados públicos encontrados na Internet”