[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Unimed Ourinhos complementa camada de segurança com Disaster Recovery

O serviço tem como objetivo permitir que toda a informação armazenada tenha cópias de segurança em nuvem, garantindo backup dos arquivos em casos de perdas, falhas ou quaisquer intercorrências

Compartilhar:

A Unimed Ourinhos, integrante da rede Unimed, sistema cooperativo de saúde que soma 18 milhões de usuários no Brasil, adotou um plano de DR (Disaster Recovery) gerenciado pela 2Cloud. O projeto compreende uma camada de segurança, monitoramento e suporte para os serviços e soluções de backup, bem como a gestão dos dados, redes e sistemas referentes à estrutura da operadora – que, além da carteira de plano de saúde, gere também dois hospitais e várias farmácias.

Ao final de cada dia, todas as informações produzidas e coletadas pela operadora em seu trabalho e atendimento são copiados de forma automática para a nuvem, contando com recursos de segurança e gestão de ambiente por especialistas da 2Cloud, o que agrega suporte para dar vazão ao constante crescimento da operadora e seu acompanhamento às rápidas evoluções da tecnologia no campo da medicina.

 

Ricardo Nascimento, Coordenador de TI da Unimed Ourinhos, destaca que a computação em nuvem oferece o benefício de contar com um backup local, na infraestrutura interna da Unimed, e contar com a opção DR, que, em caso de desastre, fornece um ambiente pronto em nuvem para evitar a parada das operações. Isso permite que, após a normalização da infraestrutura, a operação retorne para a Unimed normalmente.

 

O tamanho total da infra de servidores da operadora, incluindo servidores físicos, VMs Hyper-V e VMs VMware, soma 2 Terabytes de dados. Nesta estrutura foram comprimidas mais de 50% das informações, o que torna o backup mais ágil. A janela de duração do backup dura cerca de 7 horas, sendo que todas alterações das últimas 24 horas ficam resguardadas em nuvem.

 

O projeto também envolve o uso do Veeam Availability Console para gerenciamento de dois agentes Windows Stand Alone, além de Veeam Backup Server. Com isso, a Unimed pode acompanhar remotamente o status de sua infraestrutura e como está performando a rotina de backup contratada.

 

A camada de segurança é também item de máxima importância no projeto, já que a Unimed, em qualquer uma de suas unidades, atua sob um código de conduta e ética que prevê total integridade no trato das informações (compliance), em um universo que engloba desde funcionários administrativos, até médicos e pacientes.

 

“Toda essa rotina de segurança foi previamente pensada e mapeada, desde a primeira versão da migração. Tudo aconteceu de forma bastante simples, com acompanhamento dos profissionais da 2Cloud. Assim, juntos seguimos salvando vidas”, finaliza Nascimento.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

ANPD é formalizada como coordenadora do Sistema Nacional de Inteligência Artificial

Como órgão de coordenação do SIA, a ANPD receberá novas atribuições. Caberá à Autarquia representar o Brasil perante organismos internacionais,...
Security Report | Overview

Nova ameaça do AllaSenha no Brasil faz setor financeiro entrar em alerta

Novo método de ataque, baseado em infecção de scripts Python e uso de plataforma Azure como Comando e Controle tem...
Security Report | Overview

95% das empresas têm problemas de segurança nas APIs, apura novo relatório

Relatório Salt Security State of API destaca ecossistemas de API em rápido crescimento, o aumento da atividade de ataques e...
Security Report | Overview

Laboratório de threat intel detecta roubo de credenciais em quase 800 empresas globais

O grupo Sophos X-Ops, focado em pesquisas no cenário cibercriminoso internacional, detectou uma nova campanha de comprometimento de credenciais válidas...