A Unimed Belém informou na tarde de hoje (13) que sofreu tentativas de ataques cibernético em seus sistemas operacionais na última terça-feira (11). Em comunicado, a companhia explicou que após a identificação do incidente, as equipes de controle adotaram medidas para impedir o avanço da iniciativa maliciosa.
“A cooperativa informa que ainda não possui total conhecimento sobre a extensão do ocorrido, contudo esclarece que, além da devida assessoria jurídica e técnica para conter o problema, foram adotadas medidas para manter seguros os servidores e backups”, diz nota publicada.
A companhia afirma ainda que, no momento, estão sendo executados planos de contenção com a implementação de ferramentas para evitar que a instabilidade do sistema continue a impactar a operação da Unimed em Belém.
Em setembro deste ano, a Golden Cross, empresa do setor de saúde suplementar no Brasil também foi vítima dos cibercriminsos e teve parte de seus sistemas comprometidos. Segundo a companhia, esses serviços, como medida preventiva, foram interrompidos ou ficaram em funcionamento em regime de contingência.
Posteriormente, o caso ganhou um novo capitulo, uma mensagem presente no site da Golden Cross chamou a atenção dos usuários e que aparenta ser do cibercriminoso responsável pelo incidente. O comunicado começa: “Fomos nós que vazamos todos os dados da Golden Cross para nossos servidores. Sim, é verdade, o vazamento de dados não autorizado foi realizado”, diz a mensagem.
A companhia confirmou a invasão cibernética em seu portal e explicou que foram identificados alterações indevidas nos domínios de direcionamento do site, mas que foram bloqueadas junto ao órgão responsável.
A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra da Unimed Belém:
“A Unimed Belém informa que sofreu tentativas de ataques cibernético em seus sistemas operacionais na última terça-feira (11/10/2022).
Comprometida com a segurança das informações dos clientes em razão da prestação dos seus serviços e após a realização de monitoramento, detectou que seus sistemas foram afetados por estas tentativas de ataques.
A partir desta identificação, as equipes de controle adotaram medidas para impedir o avanço da iniciativa maliciosa. A cooperativa informa que ainda não possui total conhecimento sobre a extensão do ocorrido, contudo esclarece que, além da devida assessoria jurídica e técnica para conter o problema, foram adotadas medidas para manter seguros os servidores e backups.
Neste momento, estão sendo executados planos de contenção com a implementação de ferramentas para evitar que a instabilidade do sistema continue a impactar a operação da Unimed Belém.
Agradecemos a sua compreensão!
Em breve, encaminharemos novas informações.”